Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Decreto privilegia licitação para concessões de transmissão de energia em fim de vigência

Placeholder - loading - Torre de transmissão de energia 20/01/2017 REUTERS/Juan Medina
Torre de transmissão de energia 20/01/2017 REUTERS/Juan Medina

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira um decreto que regulamenta alternativas para concessões de transmissão de energia elétrica que estão em fim de vigência, estabelecendo uma nova licitação como regra geral, em detrimento da prorrogação contratual.

De acordo com o governo, ao privilegiar novas licitações desses empreendimentos, buscou-se eficiência econômica e modicidade tarifária.

'O preço do serviço resultará de um processo competitivo, com base no critério do menor valor de receita anual, em benefício de todos os usuários do sistema', disse o Ministério de Minas e Energia, em nota.

Várias concessões de transmissão de energia elétrica chegarão ao final de vigência a partir de 2025, principalmente em 2030 em diante.

As concessões de transmissão vincendas poderão ser licitadas em conjunto com novos investimentos previstos pelo planejamento setorial, o que aumenta a atratividade da licitação e os ganhos para os usuários da rede de transmissão, acrescentou a pasta.

Já a prorrogação das concessões será uma alternativa quando a licitação for inviável ou resultar em prejuízo ao interesse público. Nesse caso, a prorrogação contratual deve ser fundamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com prévia realização de consulta pública específica.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. decreto privilegia licitacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.