Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dengue avança no Brasil e aumenta chance de epidemia com coronavírus

São mais de 20 mil casos apenas no Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre

Placeholder - loading - Doença transmitida pelo Aedes aegypti tem salto de casos/Divulgação
Doença transmitida pelo Aedes aegypti tem salto de casos/Divulgação

Publicada em  

Os casos de dengue chegaram a 57 mil suspeitos e nove mortes, segundo último levantamento do Ministério da Saúde. Uma das causas da grande contaminação é a falta de preocupação da população com os locais que podem ser criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, por conta da crescente preocupação com outro vírus – O coronavírus, que está gerando mobilização internacional.

Veja também: Falta de máscaras assombra chegada do coronavírus no Brasil

Outro fator agravante é a temporada de chuvas que está ocorrendo em todo país, dificultando o encontro dos focos de transmissão por moradores e agentes de saúde. O estado mais afetado é o Paraná, que já conta com mais de 17 mil casos confirmados, cerca de 136 habitantes em relação a 100 mil tem a doença, toda semana o número é atualizado pelo estado e repassado Ministério da Saúde, que já declarou que o local está em alerta.

No norte e nordeste, os casos cresceram 128% em relação a mesma época de 2019, principalmente em Aracajú, Sergipe. O risco de ocorrerem as duas epidemias, dengue e covid-19, é um possível segundo especialistas, mas não é tão provável, já que se sabe muito pouco sobre o comportamento do coronavírus, entretanto, um homem de 35 anos faleceu na Tailândia este domingo e estava infectado tanto com o coronavírus, quanto com a dengue.

A chance de as duas epidemias acontecerem simultaneamente está exigindo atenção do SUS, já que a população sem condições de buscar tratamento em hospitais particulares, teria que recorrer ao órgão público. Além dos casos, foi confirmado pela diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP, Ester Sabino, que o genoma do vírus dentro dos dois pacientes com coronavírus eram diferentes, um se assemelhava a estrutura encontrada na Inglaterra, e o outro é relacionado com a infecção na Alemanha, mas nenhum dos dois tem a mesma sequência do vírus na China.

As formas de se proteger do contágio do coronavírus são: Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com sabão ou álcool em gel, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, manter o ambiente regularmente limpo e ventilado e, em casos de contato com pessoas com sintomas gripais, ou viajar para áreas de risco, o uso de máscaras descartáveis é ideal. Os sintomas são: Febre, dificuldade de respirar, tosse, e em casos mais graves aparece a síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. Já com a dengue, a melhor maneira é se impedir a proliferação do mosquito, evitando água parada em vasos, baldes, pneus velhos etc.

Participe do grupo Coronavírus Brasil e receba em principais notícias em primeira mão.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dengue avanca no brasil e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.