Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Deputado apresenta PEC para reduzir tributos de combustíveis e gás

Placeholder - loading - Frentista em posto no Rio 10/03/2021 REUTERS/Pilar Olivares
Frentista em posto no Rio 10/03/2021 REUTERS/Pilar Olivares

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Christino Aureo (PP-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir que União, Estados e municípios possam reduzir ou zerar alíquotas de tributos incidentes sobre combustíveis e gás para enfrentar as consequências da crise da Covid-19.

Tema recorrente nas falas do presidente Jair Bolsonaro, propostas que buscam aliviar a alta dos combustíveis já tramitam no Congresso.

Como os preços da gasolina, diesel e do gás têm pressionado a inflação, também havia a expectativa que o Executivo abordasse em uma PEC o assunto, em momento em que a Petrobras busca trabalhar com cotações de mercado.

Mas coube a um deputado aliado do Planalto, parlamentar que integra o mesmo partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentar a proposta que prevê que os entes da Federação poderão promover, nos anos de 2022 e 2023, a redução total ou parcial de alíquotas de tributos sob a sua alçada incidentes sobre combustíveis e gás.

Também estabelece que essa redução não exigirá compensação, desde que acompanhada de estimativa do seu impacto orçamentário e financeiro e respeitar as metas anuais de resultado fiscal.

'A redução de alíquotas permitida pela proposta, quando adotadas, repercutirá na redução de receita da União, dos Estados e do Distrito Federal durante os dois próximos exercícios, mas contribuirão para maior celeridade no processo de recuperação do poder de compra das famílias e retomada da atividade econômica', argumenta o parlamentar, na justificativa que acompanha a PEC.

'Com vistas a na?o se adotar medida compensato?ria equivalente que enseje uma restric?a?o a? populac?a?o, propo?e-se seja dispensada, excepcionalmente durante os dois exerci?cios, a adoc?a?o de medida compensato?ria a? renu?ncia proposta. Reiterando o compromisso com a responsabilidade fiscal e com a transpare?ncia e o controle previstos nesta Constituic?a?o', argumenta.

A proposta de Aureo também autoriza a redução de alíquotas de tributos de caráter extrafiscal nesses dois anos de 2022 e 2023, mesmo que não tenham incidência sobre os produtos de que trata a PEC.

De acordo com informações da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, a PEC encontra-se em fase de coleta de apoio --são necessárias 171 assinaturas de deputados para que ela seja numerada e comece efetivamente a tramitar.

(Reportagem de Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. deputado apresenta pec para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.