Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Deputados iniciam votação para escolha do próximo presidente da Câmara

Placeholder - loading - 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados iniciou na noite desta segunda-feira o processo de votação para a escolha do presidente da Casa para os próximos dois anos.

A disputa ocorrerá em torno de dois principais candidatos: o do governo, Arthur Lira (PP-AL), que conta com o suporte de 11 partidos, e Baleia Rossi (MDB-SP), candidatura patrocinada pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e apoiada por 10 partidos.

Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa do apoio da maioria absoluta dos votos, o que singifica 257 votos. Caso isso não ocorra, haverá segundo turno. Para ser eleito em segundo turno, o postulante precisa da maioria simples dos votos.

Lira é o favorito à vitória, enquanto Baleia, que sofreu o recente revés do desembarque do DEM de sua frente de apoio, luta para forçar um segundo turno.

O grande número de candidatos --além de Lira e Baleia outros seis estão concorrendo-- pode pulverizar os votos e aumentar as chances de um segundo turno.

Só após a definição do presidente é que serão apurados os votos aos demais integrantes da Mesa, ainda que os deputados votem em todos os cargos de uma só vez.

A votação é secreta e ocorrerá pelo sistema eletrônico, mas foi exigida a presença física dos deputados. Por conta da pandemia, foram instaladas cabines fora do plenário da Câmara.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. deputados iniciam votacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.