alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Dieta à base de vegetais pode auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2, indica estudo

    Quanto maior a ingestão de frutas, verduras menor parecem ser as chances de desenvolver essa enfermidade

    Placeholder - loading - news single img
    Vegetais podem colaborar para evitar o diabetes tipo 2. Crédito: iStock

    Publicada em  

    De acordo com uma grande revisão de estudos conduzida pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e publicada no periódico científico, JAMA Internal Medicine, aqueles que consomem bastante vegetais podem ter mais um benefício: risco bem mais baixo de ter diabetes tipo 2.

    Ainda segundo o material, em se tratando, por exemplo dos veganos, pessoas que não comem carnes e produtos derivados de animais, eles são ainda mais impactados, por conta do hábito alimentar, quanto à prevenção da doença.

    Os estudiosos avaliaram dados de nove trabalhos anteriores que focavam em como uma dieta baseada em plantas, poderia contribuir para evitar o diabetes.

    Como foi a pesquisa

    O levantamento envolveu informações relativas a 300 mil voluntários, monitorados pelo período de ao menos dois anos – e, no máximo, por quase três décadas. Durante o trabalho, cerca de 23 mil problemas relacionados ao diabetes tipo 2 surgiram.

    Para investigar e relacionar o padrão alimentar à doença, eles distribuíram questionários sobre a alimentação aos participantes. E depois analisaram tudo.  

    Com isso, concluíram que as pessoas que consumiam mais esse tipo de produto saudável estavam mais distantes do risco de diabetes, cerca de 23%.

    A porcentagem foi ainda maior, no caso de quem só comia frutas, verduras, legumes, grãos integrais e oleaginosas, os veganos: as chances de desenvolver a enfermidade era 30% menor.

    É claro que ingerir esses itens traz mais coisas boas para a saúde geral. Como por exemplo, isso pode colaborar para o controle da pressão arterial.

    Os cientistas de Harvard fizeram um alerta importante, é claro, que o ideal é manter um regime alimentar significativamente regado pelos vegetais, mas, no caso de quem não tem o costume, a dica é: inserir na rotina, em princípio, apenas ajustes pequenos, os quais já vão, com certeza, trazer efeitos positivos.

    Aliás, um exemplo de modelo alimentar rico nesses elementos é o nórdico.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. dieta a base de vegetais pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.