Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Economia do Brasil pode retrair 4,4% em 2020 por coronavírus, estima FGV

Placeholder - loading - Pessoas, uma delas com máscara de proteção, caminham em frente a lojas fechadas em Brasília por causa de propagação do coronavírus  20/03/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Pessoas, uma delas com máscara de proteção, caminham em frente a lojas fechadas em Brasília por causa de propagação do coronavírus 20/03/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A economia brasileira poderá ter contração de 4,4% em 2020 sob efeito dos impactos da crise do coronavírus, estimou a Fundação Getulio Vargas (FGV), com riscos de a atividade ainda sentir efeitos negativos 'signi?cativos' até 2023.

Essa previsão é resultado de cálculo considerado mais 'realista' pela FGV que, baseado em modelos econométricos, leva em conta os mecanismos de propagação doméstico e externo operando simultaneamente.

Esse cenário reflete a junção de outros dois. O primeiro simula impactos como os vistos durante a greve dos caminhoneiros, de meados de 2018. Nesse caso, a variação do PIB em 2020 seria zero. 'Tal cenário é muito improvável, sendo visto como piso para os efeitos da atual crise', disse a FGV no estudo.

Já o segundo cenário considera um quadro em que apenas o canal externo da crise está operante, com a magnitude baseada em informações dos eventos da crise financeira global de 2008. O PIB cairia 2,5% em 2020 nessa conta.

A junção desses dois cenários, com impacto aumentado, é o que a FGV classifica como 'mais realista'.

'Premissas bem razoáveis sobre como estes dois canais operarão no Brasil sugerem que a crise terá um custo econômico bastante alto', afirmou a instituição. 'Este custo será tão menor quanto mais rápido houver uma normalização nos principais mercados internacionais e quanto melhor o governo brasileiro, nos seus diversos níveis, mostrar-se capaz de gerir a crise de contágio doméstico', acrescentou.

'O caráter altamente não linear da epidemia mostra que medidas corretas e tempestivas devem ser tomadas para evitar uma perda de bem-estar muito grande', finalizou a FGV.

Várias instituições financeiras têm revisado para baixo suas projeções para a economia neste ano, com boa parte prevendo retração do PIB. Pela mais recente pesquisa Focus, o mercado ainda esperava crescimento de 1,68%.

(Por José de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. economia do brasil pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.