Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Economia do México tem contração histórica de 17,1% no 2º tri

Placeholder - loading - Checagem de temperatura em obra na Cidade do México. REUTERS/Edgard Garrido
Checagem de temperatura em obra na Cidade do México. REUTERS/Edgard Garrido

Publicada em  

Atualizada em  

Por Anthony Esposito

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O Produto Interno Bruto (PIB) do México registrou contração histórica no segundo trimestre com a pandemia de coronavírus atingindo a segunda maior economia da América Latina, segundo dados da agência nacional de estatísticas divulgados nesta quarta-feira.

O PIB caiu 17,1% de abril a junho ante o trimestre anterior, em termos ajustados sazonalmente. Em base anual, a economia contraiu 18,7% no segundo trimestre.

Medidas para conter a disseminação do coronavírus, que infectou 568.621 pessoas e matou 61.450 no México, fecharam fábricas, mantiveram compradores e turistas em casa e prejudicaram o comércio.

Os dados trimestrais mostraram que as atividades primárias recuaram 2,0%, as secundárias tombaram 23,4% e as terciárias contraíram 15,1%.

As atividades primárias incluem agricultura e pesca, as atividades secundárias consideram a indústria, mineração e construção, e as terciárias cobrem o varejo e o setor de serviços.

A economia do México deve contrair até 10,5% este ano, no que o Ministério das Finanças e o banco central disseram que seria a pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 1930.

O presidente fiscalmente conservador Andrés Manuel López Obrador resistiu às pressões para pedir empréstimos para financiar um pacote de estímulo econômico.

(Reportagem de Anthony Esposito e Miguel Angel Gutierrez)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. economia do mexico tem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.