Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletrobras tem prejuízo de R$1,6 bi no 3° tri com perdas em distribuição e provisões

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Eletrobras tem prejuízo de R$1,6 bi no 3° tri com perdas em distribuição e provisões"

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Eletrobras fechou o terceiro trimestre com prejuízo líquido de 1,61 bilhão de reais, revertendo lucro líquido de 550 milhões de reais no mesmo período de 2017, em resultado impactado por fortes perdas no setor de distribuição de energia e por provisões, principalmente relacionadas ao empréstimo compulsório.

A companhia, maior elétrica do país e líder em geração e transmissão, reportou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 189 milhões de reais, uma retração de 92 por cento ante o ano anterior, segundo balanço divulgado na noite de segunda-feira.

O Ebitda 'pro forma', que exclui itens não recorrentes, foi de 1,748 bilhão de reais, alta de 18 por cento na comparação anual.

A estatal disse que seus negócios de geração e transmissão de energia tiveram no trimestre lucro de 832 milhões de reais e 103 milhões de reais, respectivamente, enquanto a área de distribuição teve prejuízo de 998 milhões de reais.

Os resultados foram impactados por 2,2 bilhões de reais em provisões para contingência, incluindo 1,5 bilhão de reais referente aos chamados empréstimos compulsórios-- operações em que a estatal tomou recursos emprestados dos consumidores no passado e que são até hoje tema de embate judicial.

Houve, ainda, provisões de 241 milhões de reais para custos da subsidiária Chesf com o chamado risco hidrológico na operação da usina de Sobradinho e de 145 milhões de reais para 'contratos onerosos'.

A companhia também contabilizou 418 milhões de reais em provisão para perdas em investimentos relativas ao ajuste de valor justo após vender fatias em usinas eólicas e ativos de transmissão em um leilão em setembro, que levantou 1,3 bilhão de reais com as negociações de ativos.

A receita operacional líquida da Eletrobras no trimestre foi de 8,9 bilhões de reais, alta de 0,5 por cento na comparação anual.

A estatal investiu 976 milhões de reais no período, queda de 25 por cento ante os 1,3 bilhão de reais no mesmo trimestre de 2017. No acumulado do ano, a companhia soma aportes de 2,8 bilhões, contra 3,76 bilhões nos primeiros nove meses de 2017.

(Por Luciano Costa)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eletrobras tem prejuizo de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.