Em inauguração de fábrica da GWM, Lula diz que não faz mal empresas saírem do país porque outras estão chegando
Em inauguração de fábrica da GWM, Lula diz que não faz mal empresas saírem do país porque outras estão chegando
Reuters
15/08/2025
SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira a chegada de empresas chinesas no Brasil durante a inauguração da fábrica da montadora GWM em Iracemápolis (SP), em oposição a montadoras de outros países que encerraram operações no país.
'Enquanto uma empresa americana como a Ford vai embora do Brasil, enquanto a Mercedes-Benz, empresa alemã, vai embora, o que acontece é outra empresa chinesa pra cá', disse Lula.
'Quem quiser sair, que saia, quem quiser vir, nós estaremos de braços e coração aberto, esperando todos que quiserem vir aqui', acrescentou.
A Mercedes-Benz encerrou a fabricação de veículos de passeio justamente na planta de Iracemápolis, agora nas mãos da GWM, mas ainda produz caminhões e chassis de ônibus no Brasil. A Ford encerrou a produção de veículos no país em 2021.
Os comentários de Lula ocorrem no momento em que os Estados Unidos impõem uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros e criticam o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, levando as relações entre os dois países a seus piores níveis em muitos anos.
(Reportagem de Bernardo Barbosa, em São Paulo)
Reuters

