Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Emirados Árabes Unidos acusam Irã de atacar petroleiro vazio no Estreito de Ormuz

Emirados Árabes Unidos acusam Irã de atacar petroleiro vazio no Estreito de Ormuz

Reuters

04/05/2026

Placeholder - loading - Navios de carga no Golfo, perto do Estreito de Ormuz  11 de março de 2026   REUTERS/Stringer
Navios de carga no Golfo, perto do Estreito de Ormuz 11 de março de 2026 REUTERS/Stringer

CAIRO, 4 Mai (Reuters) - Os ​Emirados Árabes Unidos acusaram na segunda-feira o Irã de atacar com drones um navio petroleiro vazio pertencente à empresa estatal de petróleo de Abu Dhabi, a ADNOC, quando tentava passar pelo Estreito de Ormuz.

A unidade de logística de energia marítima da ADNOC ⁠disse que ⁠o Barakah estava ​vazio quando ‌foi atacado por dois drones, e não houve registro de feridos.

'Os Emirados Árabes Unidos enfatizaram ainda a ⁠necessidade de o Irã interromper esses ataques não ​provocados, garantir seu compromisso total com a ​cessação imediata de todas ‌as hostilidades ​e ⁠a reabertura completa e incondicional do Estreito de Ormuz', acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

O ​Irã bloqueou a entrada e saída do Golfo para a maioria dos navios não iranianos desde que EUA e ​Israel começaram a atacá-lo em 28 de fevereiro. O Irã ameaçou atacar as embarcações não autorizadas que transitam pelo estreito, por onde passa cerca de um quinto das remessas de petróleo e gás do mundo.

A agência de ​Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido ‌disse anteriormente que um ⁠navio-tanque havia relatado ter sido atingido por projéteis desconhecidos quando estava a cerca ⁠de 145 km ao ⁠norte de Fujairah, ⁠nos Emirados ⁠Árabes ​Unidos.

(Reportagem de Menna Alaa El-Din e Ahmed Tolba)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.