Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

REEDIÇÃO-ENTREVISTA-Reforma da Previdência pode render economia de até R$1,3 tri em 10 anos, diz Guedes

Placeholder - loading - Imagem da noticia "REEDIÇÃO-ENTREVISTA-Reforma da Previdência pode render economia de até R$1,3 tri em 10 anos, diz Guedes"

Publicada em  

Atualizada em  

(Corrige a moeda na declaração para reais, como está no titulo e no 1º paragrafo, em lugar de dólares)

Por Mark Bendeich

DAVOS (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que a proposta de reforma da Previdência que está sendo estruturada pelo governo pode render uma economia de 700 bilhões a 1,3 trilhão de reais em dez anos, podendo chegar a dois terços a mais do que o esforço do governo anterior, que falhou.

Em entrevista à Reuters durante o Fórum Econômico Mundial na estação de esqui suíça de Davos, Guedes ressaltou a dimensão de uma reforma previdenciária que investidores consideram a pedra fundamental da agenda econômica do presidente Jair Bolsonaro.

'Estamos estudando os números e eles variam de 700 a 800 bilhões a 1,3 trilhão de reais, então é uma reforma significativa e nos dará um importante ajuste estrutural fiscal', disse Guedes.

'Isso terá um poderoso efeito fiscal e vai resolver por 15, 20, 30 anos', disse ele, que acrescentou mais tarde: 'É isso ou seguimos (o caminho da) Grécia'.

Os investidores saudaram as promessas de Bolsonaro de abrir a economia brasileira, reduzir e simplificar os impostos e privatizar estatais. O principal índice da Bovespa <.BVSP> atingiu nova máxima recorde e o dólar caiu após seis altas.

A proposta de reforma do governo anterior, de Michel Temer, originalmente previa economia de 800 bilhões de reais em 10 anos antes de parlamentares fazerem emendas que reduziram a economia estimada a 480 bilhões de reais. A proposta foi abandonada conforme escândalos atingiram o governo Temer.

Sobre o Imposto de Renda cobrado das empresas, Guedes disse que o governo analisa reduzir a alíquota de 34 para 15 por cento. Esse corte 'brutal' seria compensado pela taxação de dividendos, hoje isentos, pontuou Guedes. Segundo ele, essa mudança aumentará a competitividade.

Guedes disse ainda que o governo pretende reduzir a carga tributária do Brasil para 30 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), de 36 por cento atualmente.

O ministro sinalizou também que o governo considera extinguir 50 estatais num prazo de 3 a 5 meses.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. entrevista reforma da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.