Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Erdogan diz que nova lei de Israel é fascista e espírito de Hitler está ressurgindo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Erdogan diz que nova lei de Israel é fascista e espírito de Hitler está ressurgindo"

Publicada em  

ANCARA (Reuters) - O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira que uma lei israelense que determina que só os judeus têm direito de autodeterminação legitima a opressão e mostra que Israel é um país fascista e racista onde o espírito de Adolf Hitler ressurgiu.

Na semana passada o Knesset israelense aprovou uma lei de 'Estado-nação', revoltando membros da minoria árabe do país e levando a Turquia a acusar Israel de tentar formar 'um Estado de apartheid'.

Falando a membros de seu partido governista AK no Parlamento, Erdogan disse que a lei prova que Israel é 'o país mais sionista, fascista e racista do mundo', e pediu que a comunidade internacional se mobilize contra Israel.

'A lei do Estado-nação judeu aprovada pelo Parlamento israelense mostra as verdadeiras intenções deste país. Ela legitima todas as ações ilegais e a opressão', afirmou Erdogan.

'Não existe diferença entre a obsessão de Hitler com a raça ariana e a mentalidade de Israel. O espírito de Hitler ressurgiu entre os governantes de Israel'.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, respondeu dizendo que, sob Erdogan, a Turquia está se tornando uma 'ditadura sombria' e acusando o líder turco de 'massacrar sírios e curdos'.

Erdogan disse que Israel revelou ser um 'Estado de terror' atacando palestinos com tanques e artilharia, e acrescentou que a medida 'afogará a região e o mundo em sangue e sofrimento'.

A lei, apoiada pelo governo israelense de direita, foi aprovada pela legislatura depois de meses de debate político.

'Este é um momento determinante nos anais do sionismo e da história do Estado de Israel', disse Netanyahu ao Knesset.

A chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, também expressou preocupação na semana passada, dizendo que a lei dificultará uma solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos.

Ex-aliados, Turquia e Israel expulsaram seus principais diplomatas respectivos em maio devido a uma desavença a respeito de confrontos nos quais dezenas de palestinos foram mortos por forças de Israel na fronteira com Gaza – mas os dois lados mantêm relações comerciais.

Os dois países estão em atrito há tempos por causa da política israelense em relação aos palestinos e ao status de Jerusalém. Erdogan convocou uma cúpula de líderes muçulmanos duas vezes nos últimos seis meses depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

(Por Gulsen Solaker e Tuvan Gumrukcu)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. erdogan diz que nova lei de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.