Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Erdogan diz que Turquia lançará operação militar no nordeste da Síria

Placeholder - loading - Presidente da Turquia Tayyip Erdogan. 24/09/2019 REUTERS/Carlo Allegri
Presidente da Turquia Tayyip Erdogan. 24/09/2019 REUTERS/Carlo Allegri

Publicada em  

ISTAMBUL/BEIRUTE (Reuters) - A Turquia vai montar uma operação militar no nordeste da Síria, disse o país neste sábado, após ter acusado Washington de não fazer o bastante para repelir de suas fronteiras os combatentes curdos sírios.

A operação aérea e terrestre a leste do rio Eufrates, na Síria, pode ser lançada a qualquer momento, disse o presidente Tayyip Erdogan.

Lideradas pela milícia curda YPG e apoiadas pelos EUA, as Forças Democráticas Sírias, no controle da região, disseram buscar a estabilidade, mas prometeram responder a qualquer ataque.

“Não vamos hesitar em transformar qualquer ataque não provocado pela Turquia em uma guerra completa por toda a fronteira, para defender a nós e ao nosso povo”, disse o porta-voz das FDS Mustafa Bali.

Aliados na Otan, Ancara e Washington concordaram em agosto com a criação de uma zona no norte da Síria, ao longo da fronteira turca, na qual a YPG seria considerada uma organização terrorista ligada a insurgentes curdos internos.

Entretanto, a Turquia acusou os EUA, que ajudou a YPG a derrotar os militantes do Estado Islâmico na Síria, de se mobilizarem muito devagar para criar a zona. Há embates sobre o quão distante a área deve adentrar a Síria e acerca de quem vai controlar a faixa.

Ancara quer que a zona adentre 30 km na Síria e seja limpa de combatentes da YPG. A Turquia tem alertado repetidamente sobre uma ofensiva própria no nordeste da Síria, onde as forças norte-americanas se encontram junto com as FDS.

(Por Ali Kucukgocmen em Istambul and Ellen Francis em Beirute)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. erdogan diz que turquia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.