Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA anunciam retirada de 12 mil soldados da Alemanha, mas quase metade continuará na Europa

EUA anunciam retirada de 12 mil soldados da Alemanha, mas quase metade continuará na Europa

Reuters

29/07/2020

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 29/07/2020 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 29/07/2020 REUTERS/Leah Millis

Atualizada em  29/07/2020

Por Phil Stewart e Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) - As Forças Armadas dos Estados Unidos divulgaram nesta quarta-feira planos para retirar cerca de 12 mil soldados da Alemanha, em consequência da longa disputa do presidente Donald Trump com o país europeu, mas disseram que quase metade das tropas continuará na Europa devido às tensões com a Rússia.

Trump anunciou no mês passado sua intenção de cortar em cerca de um terço o contingente de 36 mil soldados norte-americanos na Alemanha, acusando o país aliado de não cumprir a meta de gastos em defesa da Otan e de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio.

'Não queremos mais ser os otários', disse Trump a repórteres na Casa Branca nesta quarta-feira sobre a decisão. 'Estamos reduzindo as forças porque eles não estão pagando suas contas, é muito simples.'

O secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, não retratou a retirada de tropas nesses termos, e disse que o plano será efetuado de forma a não atrapalhar a Otan e seus esforços para deter avanços russos, após a anexação da Crimeia por Moscou em 2014.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.