Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA criticam Rússia na ONU e alertam sobre violação da soberania ucraniana

Placeholder - loading - Imagem da noticia "EUA criticam Rússia na ONU e alertam sobre violação da soberania ucraniana"

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, alertou a Rússia nesta segunda-feira que a apreensão de três embarcações da Ucrânia havia sido, segundo ela, uma “violação ultrajante do território soberano ucraniano” e exigiu que Moscou reduzisse as tensões causadas pelo ato “arrogante”.

Nikki Haley disse que havia falado com o presidente dos EUA, Donald Trump, e com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, nesta segunda e que as declarações dela “refletem as preocupações no mais alto escalão”.

“Como o presidente Trump disse muitas vezes, os Estados Unidos acolheriam uma relação normal com a Rússia. Mas ações ilegais como essa continuam a fazer disso impossível”, afirmou ela.

A Rússia apreendeu duas pequenas embarcações de artilharia e um barco rebocador ucranianos, que, de acordo com Moscou, teriam entrado ilegalmente em águas russas. Kiev afirmou que as embarcações não fizeram nada de errado e acusou a Rússia de agressão militar.

“Os Estados Unidos vão manter as sanções contra a Rússia relacionadas à Crimeia. Atos desse tipo que agravam ainda mais a situação só irão tornar as coisas piores. Vão minar ainda mais a posição da Rússia no mundo. Vai abalar ainda a mais as relações da Rússia com os EUA e com muitos outros países”, afirmou a embaixadora.

O embaixador da Ucrânia na ONU, Volodymyr Yelchenko, fez um chamado para que a comunidade internacional “implemente um novo conjunto de sanções com o objetivo de lidar com a situação na região'.

Ele afirmou que mais pressão política sobre Moscou ajudaria a melhorar a situação, mas também alertou que a Ucrânia estaria “pronta para usar todos os meios disponíveis no exercício dos direitos de autodefesa”.

Dmitry Polyankiy, vice-embaixador da Rússia nas Nações Unidas, acusou a Ucrânia de planejar o incidente e sugeriu que isso havia ocorrido porque a popularidade do presidente Petro Poroshenko estava baixa, e há eleições marcadas para o ano que vem.

“Como ele pode manter o poder nessas circunstâncias? É claro, organize uma provocação e mais uma vez acuse a Rússia por tudo, aumente os seus índices e se coloque como o salvador do país”, disse Polyanskiy.

“Isso é para cancelar as eleições apesar de todas as garantias de Poroshenko sobre o contrário”, afirmou ele, alertando que a Rússia “nunca dá o primeiro golpe, mas sabe como se defender”.

Yelchenko rejeitou os comentários de Polyanskiy. Ele disse ao conselho que o incidente era uma “clara ameaça a paz e segurança internacionais”.

Rosemary DiCarlo, chefe de assuntos políticos da ONU, disse ao Conselho de Segurança, que as Nações Unidas não puderam verificar de forma independente o que havia acontecido.

“Nós enfaticamente pedimos que tanto a Rússia quanto a Ucrânia evitem intensificar ações e retórica e lembramos os dois da necessidade de conter esse incidente para prevenir um agravamento sério”, disse ela.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira em todo o Brasil. Os candidatos podem distribuir materiais gráficos, promover comícios e fazer propaganda na internet, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno de votação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tomará posse na noite de hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Sucessor do ministro Edson Fachin, Moraes terá um mandato de dois anos. Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski, assumirá como vice.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataques hackers a sistemas do governo federal. Eles teriam atuado na derrubada do ConecteSUS, plataforma de emissão do Certificado Nacional de Vacinação, no fim do ano passado. Segundo a PF, os envolvidos integram uma organização transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza contra entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do processo seletivo para o segundo semestre do Fies. A lista dos aprovados pode ser consultada no Portal Único de Acesso. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações das inscrições entre amanhã e sexta-feira.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. eua criticam russia na onu e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.