Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA e Japão concordam que excesso de volatilidade cambial é indesejável, diz Bessent

EUA e Japão concordam que excesso de volatilidade cambial é indesejável, diz Bessent

Reuters

12/05/2026

Placeholder - loading - Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, reúne-se com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi  12 de maio de 2026.    Eugene Hoshiko/Pool via REUTERS
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, reúne-se com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi 12 de maio de 2026. Eugene Hoshiko/Pool via REUTERS

Por Makiko Yamazaki e ​Leika Kihara e Satoshi Sugiyama

TÓQUIO, 12 Mai (Reuters) - Os Estados Unidos e o Japão acreditam que o excesso de volatilidade no mercado cambial é indesejável, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta terça-feira, comentários vistos como oferecendo algum apoio à recente rodada de intervenção de Tóquio para sustentar ⁠o ⁠iene.

Falando após reunião com ​a ‌primeira-ministra Sanae Takaichi, Bessent também disse estar confiante de que o presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, guiará com sucesso ⁠a política monetária para evitar ficar atrás da ​curva no combate à inflação muito alta.

'Ambos acreditamos ​que o excesso de volatilidade ‌é indesejável, ​e temos ⁠mantido contato próximo com o Ministério das Finanças, e continuaremos em contato próximo com eles', disse Bessent ​a repórteres quando questionado sobre a intervenção cambial do Japão.

'Acredito que os fundamentos da economia japonesa são fortes e resilientes, e isso se ​refletirá na taxa de câmbio', acrescentou.

As falas sugerem que Washington apoia a recente rodada de intervenção japonesa de compra de ienes com o objetivo de sustentar a moeda japonesa, que afeta a economia ao aumentar os custos de importação.

Os comentários foram ​feitos horas depois que a ministra das Finanças do ‌Japão, Satsuki Katayama, disse ⁠a repórteres que ela e Bessent reafirmaram seus esforços para lidar com as movimentações na ⁠taxa de câmbio, incluindo intervenção.

(Reportagem ⁠de Makiko Yamazaki, Leika ⁠Kihara e ⁠Satoshi ​Sugiyama; reportagem adicional de Takaya Yamaguchi e Yoshifumi Takemoto)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.