Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA emitem alerta sobre milícias alinhadas ao Irã no Iraque

EUA emitem alerta sobre milícias alinhadas ao Irã no Iraque

Reuters

06/03/2026

Placeholder - loading - Placa do Departamento de Estado dos EUA em Washington, EUA  11 de julho de 2025  REUTERS/Annabelle Gordon
Placa do Departamento de Estado dos EUA em Washington, EUA 11 de julho de 2025 REUTERS/Annabelle Gordon

Por Humeyra Pamuk e Simon Lewis

WASHINGTON, ​6 Mar (Reuters) - O Departamento de Estado advertiu nesta sexta-feira os cidadãos norte-americanos que milícias alinhadas ao Irã no Iraque podem tentar ataques a hotéis frequentados por estrangeiros na região do Curdistão iraquiano, enquanto os Estados Unidos se esforçavam para ajudar milhares de norte-americanos retidos no Oriente Médio.

O governo Trump tem enfrentado críticas sobre seu planejamento e assistência inicial aos cidadãos norte-americanos que tentam deixar a região desde que ⁠os ⁠ataques dos EUA e de ​Israel foram ‌deflagrados, no sábado, e o Irã respondeu com ataques a vizinhos, levando ao fechamento do espaço aéreo.

'Os cidadãos norte-americanos no Iraque são fortemente encorajados a partir assim que puderem ⁠fazê-lo com segurança', disse um alerta da embaixada dos EUA ​em Bagdá.

'Os norte-americanos que optarem por não partir devem estar ​preparados para se abrigar em um local ‌seguro por longos ​períodos. ⁠Tenha um suprimento de alimentos, água, medicamentos e outros itens essenciais.'

O alerta lembra que os voos comerciais não estão operando atualmente fora do ​Iraque, sugerindo rotas terrestres para aqueles dispostos a deixar o país.

O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira que os EUA estão retirando milhares de pessoas de países do Oriente Médio em meio ​ao conflito militar entre os EUA, Israel e Irã.

'Isso está sendo feito de maneira discreta, mas sem falhas', disse Trump em uma publicação nas redes sociais, sem fornecer detalhes.

O Departamento de Estado disse mais tarde nesta sexta-feira que continua a entrar em contato com norte-americanos no Oriente Médio para oferecer voos fretados ou assistência em viagens ​terrestres.

'Vários voos devolveram com segurança centenas de norte-americanos aos Estados Unidos, ‌com voos adicionais programados para ⁠os próximos dias, conforme as condições de segurança permitirem', disse o secretário de Estado adjunto para Assuntos Públicos Globais, Dylan Johnson, ⁠em um comunicado.

Johnson disse que uma força-tarefa 'ajudou ⁠diretamente quase 13.000 norte-americanos no ⁠exterior, oferecendo orientação ⁠de ​segurança e assistência de viagem'.

(Reportagem de Katharine Jackson e Ryan Patrick Jones)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.