Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA intensificam guerra comercial em meio a negociações, China diz que vai retaliar

Placeholder - loading - Bandeiras dos EUA, da China e do Partido Comunista chinês em mercado de Yiwu, na China 10/05/2019 REUTERS/Aly Song
Bandeiras dos EUA, da China e do Partido Comunista chinês em mercado de Yiwu, na China 10/05/2019 REUTERS/Aly Song

Publicada em  

Atualizada em  

Por David Lawder e Yawen Chen

WASHINGTON/PEQUIM (Reuters) - Os Estados Unidos intensificaram a guerra tarifária com a China nesta sexta-feira ao elevar as taxas para 25% sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses no meio de negociações para resgatar um acordo comercial.

Mas mesmo com a ameaça de retaliação de Pequim , negociadores em Washington concordaram em permanecer na mesa de negociações pelo segundo dia, mantendo vivas as esperanças de um eventual acordo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que adotou políticas protecionistas, emitiu ordens para o aumento das tarifas, dizendo que a China 'quebrou o acordo' ao renegar compromissos feitos durante meses de negociações.

Trump também disse que iniciara a 'papelada' nesta sexta-feira para taxas de 25% sobre outros 325 bilhões de dólares em importações chinesas.

Em Pequim, o Ministério do Comércio da China disse que 'lamenta profundamente' a decisão dos EUA, acrescentando que vai adotar contramedidas necessárias, sem dar mais detalhes.

O vice-premiê chinês, Liu He; o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer; e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, conversaram por 90 minutos na quinta-feira e devem retomar os esforços nesta sexta para resgatar um acordo que pode dar fim a 10 meses de guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O Ministério do Comércio disse que as negociações continuam, e que 'espera que os Estados Unidos possam encontrar um meio-termo com a China, façam esforços conjuntos e resolvam a questão através de cooperação e consultas'.

Com as negociações em progresso e sem nenhuma ação do governo Trump para reverter a alta, a Proteção de Alfândega e Fronteira dos EUA impôs a nova tarifa de 25% sobre mais de 5.700 categorias de produtos que deixaram a China.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua intensificam guerra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.