alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    EUA suspendem assistência a palestinos na Cisjordânia e em Gaza

    Placeholder - loading - news single img

    1511

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Stephen Farrell e Maayan Lubell

    JERUSALÉM (Reuters) - A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) suspendeu toda a assistência aos palestinos na Cisjordânia ocupada e em Gaza, disse uma autoridade norte-americana nesta sexta-feira.

    A suspensão foi solicitada pela Autoridade Palestina, mas certamente aumentará o sofrimento da população nos territórios já carentes.

    A medida também encerrou o envio de cerca de 60 milhões de dólares de ajuda dos EUA às forças de segurança palestinas, cuja cooperação com forças de Israel ajuda a manter uma tranquilidade relativa na Cisjordânia.

    A decisão está ligada ao prazo de 31 de janeiro estabelecido por uma nova legislação norte-americana segundo a qual os destinatários de assistência estrangeira estarão mais sujeitos a ações civis antiterrorismo.

    A Lei de Esclarecimento do Antiterrorismo (ATCA) permite a norte-americanos processarem destinatários de assistência estrangeira nos tribunais dos EUA por suposta cumplicidade em 'atos de guerra'.

    A Autoridade Palestina não quis mais o financiamento dos EUA devido ao receio de uma possível exposição legal, mas nega as acusações israelenses de que incentiva ataques de militantes.

    'A pedido da Autoridade Palestina, reduzimos certos projetos e programas financiados com assistência sob as autoridades especificadas na ATCA na Cisjordânia e em Gaza', disse um funcionário dos EUA à Reuters nesta sexta-feira.

    'Toda a assistência da USAID na Cisjordânia e em Gaza cessou.'

    A USAID continuará a implantar subvenções de administração e mitigação de conflitos em Israel com participantes judeus e árabes, acrescentou.

    (Reportagem adicional de Rami Ayyub, Nidal al-Mughrabi e Ali Sawafta)

    Escrito por Thomson Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. eua suspendem assistencia a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.