Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ex-presidente de Honduras é condenado em julgamento por tráfico nos EUA

Placeholder - loading - Ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernandez é extraditado para os Estados Unidos, em Tegucigalpa, Honduras 21/04/2022 REUTERS/Fredy Rodriguez
Ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernandez é extraditado para os Estados Unidos, em Tegucigalpa, Honduras 21/04/2022 REUTERS/Fredy Rodriguez

Publicada em  

Por Luc Cohen

NOVA YORK (Reuters) - O ex-presidente de Honduras Juan Orlando Hernández foi considerado culpado nesta sexta-feira pelo crime de conspiração para tráfico de drogas por um júri norte-americano, concretizando a derrocada de um político que já foi aliado dos Estados Unidos.

Os membros do júri em uma corte federal de Manhattan precisaram de dois dias para chegar a um veredicto, após um julgamento que durou duas semanas.

Hernández, de 55 anos, pode ser condenado à prisão perpétua. O juiz distrital Kevin Castel vai determinar a sua sentença, em data futura. Renato Stabile, advogado do ex-presidente, afirma que pretende recorrer da decisão.

Hernández foi presidente do país de 2014 a 2022. Durante seus mandatos, o país recebeu mais de 50 milhões de dólares de ajuda antidrogas dos EUA, e dezenas de milhões em auxílio militar e de segurança.

Mas o Departamento de Justiça norte-americano afirmou que ele abusou de seu poder ao aceitar milhões de dólares em propina de traficantes para proteger os transportes de cocaína para os Estados Unidos e financiar sua ascensão na política local.

Ele foi preso e extraditado para os EUA em abril de 2022, três meses após deixar o cargo. O político afirma ser inocente. Contudo, durante o julgamento, vários traficantes condenados confessaram ter subornado o ex-presidente.

(Reportagem de Luc Cohen em New York; reportagem adicional de Jonathan Stempel)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ex presidente de honduras e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.