Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Explosão deixa 30 feridos e paralisa usina siderúrgica da Usiminas em MG

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Explosão deixa 30 feridos e paralisa usina siderúrgica da Usiminas em MG"

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A usina siderúrgica da Usiminas em Ipatinga (MG) sofreu uma forte explosão nesta sexta-feira e paralisou alto-fornos, em um incidente que deixou 30 feridos e assustou moradores da cidade.

Segundo informações da usina e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, um equipamento conhecido como gasômetro explodiu causando forte estrondo ouvido na cidade e a emissão de grossa coluna de fumaça.

O gasômetro, um equipamento de grande porte com vários metros de altura, armazena gases que são gerados no processo de produção de aço.

'Houve uma explosão no gasômetro por volta das 12h. O incidente está controlado. Já foi interrompido o fluxo de gás', informou um representante da Usiminas. Em comunicados ao mercado, a Usiminas afirmou que, como medida de precaução, decidiu paralisar, 'de forma emergencial e temporária', os altos-fornos da usina.

'Foram realizados, até o momento, 30 atendimentos no Hospital Márcio Cunha (em Ipatinga). Não há feridos em estado grave e a maior parte das pessoas apresenta leves escoriações. Não há registro de vítima fatal', afirmou a companhia.

As ações da empresa chegaram a despencar quase 11 por cento logo após as primeiras notícias do incidente, mas às 16h14 os papéis reduziam perdas, recuando 6,57 por cento, enquanto o Ibovespa exibia baixa de 3,18 por cento.

'Ipatinga é a única usina da Usiminas que produz aço bruto atualmente, com uma capacidade total de 5 milhões de toneladas (por ano). Como referência, a CSN teve um importante incidente em janeiro de 2016 que parou suas operações por vários meses. A ação da CSN caiu 10 por cento no dia que o incidente foi revelado, mas o impacto para o fluxo de caixa da companhia foi minimizado pelo fato da CSN ter seguro, que cobriu as perdas de lucro', afirmaram analistas do Itaú BBA em nota a clientes, acrescentando que avaliam o impacto sobre a ação da empresa como 'exagerado'.

A explosão em Ipatinga ocorreu depois que na quarta-feira um funcionário terceirizado morreu prestando serviços de manutenção em equipamento na área de aciaria da usina.

A usina de Ipatinga está em operação desde a década de 1960 e tem cerca de 6.500 funcionários diretos. O complexo tem três alto-fornos, dos quais o número 1 foi reativado em abril deste ano após ficar parado desde 2015 em meio à queda na demanda brasileiro por aço.

(Por Alberto Alerigi Jr.; com reportagem adicional de Paula Arend Laier)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. explosao deixa 30 feridos e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.