Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Exportações de diesel da Rússia por via marítima aumentam em abril apesar de ataques, mostram dados

Exportações de diesel da Rússia por via marítima aumentam em abril apesar de ataques, mostram dados

Reuters

06/05/2026

Placeholder - loading - Refinaria de petróleo PCK em Schwedt. REUTERS/Lisi Niesner
Refinaria de petróleo PCK em Schwedt. REUTERS/Lisi Niesner

MOSCOU, 6 Mai (Reuters) - As exportações de ​diesel e gasóleo da Rússia por via marítima aumentaram 8% em abril ante março, para cerca de 3,25 milhões de toneladas, com uma ligeira queda em relação aos 3,3 milhões de toneladas do mesmo mês do ano anterior, segundo dados de fontes do mercado e da LSEG.

O aumento nas exportações ocorreu apesar dos repetidos ataques de drones ucranianos aos principais portos e refinarias, bem como de interrupções climáticas, conforme traders correram para ⁠capitalizar ⁠a crescente demanda global e os ​picos ‌de preços impulsionados pela guerra do Irã.

O porto de Primorsk, no Báltico, sofreu ataques no final de março e início de abril. O porto de Tuapse, no Mar Negro, também foi atingido, ⁠e a refinaria de Tuapse, de propriedade da Rosneft, interrompeu ​suas operações após um ataque de drones ucranianos em 16 de ​abril.

As remessas de diesel com teor de ‌enxofre ultrabaixo de ​Primorsk, o ⁠maior canal de exportação de diesel da Rússia, caíram no mês passado para 1,4 milhão de toneladas, 17% abaixo do registrado em março, disseram as ​fontes.

Entre os destinos de exportação de diesel, a Turquia e o Brasil continuaram sendo os principais compradores, com as entregas para a Turquia aumentando em mais de um terço, para 1,23 milhão de ​toneladas em abril, segundo dados de remessa.

Enquanto isso, navios-tanque que transportam um total de 340.000 toneladas de diesel ainda não declararam seus portos de descarga. Desses, os navios carregados com quase 240.000 toneladas estão à deriva, aguardando instruções, segundo dados da LSEG.

Outro grupo de navios que transportam cerca de 500.000 toneladas de diesel russo está indo para ancoradouros próximos a ​Port Said, no Egito, e Limassol, no Chipre, para transferências entre navios. Os ‌destinos finais dessas cargas ainda ⁠não estão claros.

A atividade entre navios aumentou desde janeiro em meio ao endurecimento das sanções ocidentais e à redução da disponibilidade de ⁠navios-tanque, disseram fontes do mercado.

Marrocos, Gana e Síria ⁠estavam entre os principais importadores ⁠de cargas de ⁠diesel ​russo em abril, de acordo com dados de transporte.

(Reportagem da Reuters em Moscou)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.