Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fabricante do ChatGPT, OpenAI destitui CEO Sam Altman

Placeholder - loading - Sam Altman em Cúpula de CEOs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em São Francisco, Califórnia, EUA 16/11/2023 REUTERS/Carlos Barria
Sam Altman em Cúpula de CEOs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em São Francisco, Califórnia, EUA 16/11/2023 REUTERS/Carlos Barria

Publicada em  

Por Jeffrey Dastin e Anna Tong e Samrhitha A e Krystal Hu

(Reuters) - A diretoria da empresa por trás do ChatGPT demitiu o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, nesta sexta-feira, em um movimento surpresa para o setor de tecnologia.

A diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, atuará como CEO interina, e a companhia planeja conduzir uma busca formal por um presidente-executivo permanente.

O anúncio pegou muitos funcionários de surpresa, que souberam da mudança abrupta na gestão por meio de um comunicado interno e do blog da empresa. A OpenAI agendou uma reunião de emergência com todos os funcionários nesta sexta-feira à tarde para discutir a notícia, informou uma pessoa que acompanhou o assunto.

'A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, dificultando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades', disse a OpenAI, sem entrar em detalhes.

Financiada com bilhões de dólares da Microsoft, a OpenAI deu início à mania da inteligência artificial ​​generativa em novembro passado ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.

Treinada com base em conjuntos de dados, a IA generativa pode criar conteúdo totalmente novo, semelhante ao humano, ajudando os usuários a elaborar trabalhos acadêmicos e até mesmo escrever romances inteiros.

Altman, que dirigia a Y Combinator, é um empreendedor e investidor em série. Ele foi o rosto da OpenAI e da incrivelmente popular tecnologia de IA generativa enquanto viajava pelo mundo este ano.

Altman disse no X, antigo Twitter, logo após a publicação do blog da OpenAI: 'Amei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente, e espero que um pouco para o mundo. Acima de tudo, amei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde'.

Altman não respondeu a pedidos de comentário. A OpenAI também não estava disponível para comentários adicionais.

'A Microsoft permanece comprometida com Mira e sua equipe à medida que introduzimos esta próxima era de IA para os nossos clientes', disse um porta-voz da fabricante de software à Reuters nesta sexta-feira.

Mira Murati, que trabalhou anteriormente na Tesla, ingressou na OpenAI em 2018 e posteriormente tornou-se diretora de tecnologia da empresa. Ela supervisionou o lançamento de produtos, incluindo o ChatGPT.

Em rede social, o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, chamou Altman de 'herói', e acrescentou: 'Ele construiu uma empresa do zero para uma avaliada em 90 bilhões de dólares e mudou nosso mundo coletivo para sempre. Mal posso esperar para ver o que ele fará a seguir'.

'Isso é surpreendente, e Altman foi um ingrediente-chave na receita do sucesso da OpenAI', disse Daniel Ives, analista da Wedbush Securities. 'Dito isso, acreditamos que a Microsoft e Nadella exercerão mais controle sobre a OpenAI daqui para frente com a saída de Altman.'

Alguns analistas afirmaram que a saída de Altman, embora disruptiva, não prejudicará a popularidade da IA generativa ou a vantagem competitiva da OpenAI ou da Microsoft.

'A inovação criada pela OpenAI é maior do que uma ou duas pessoas, e não há motivo para pensar que isso fará a OpenAI perder sua posição de liderança', disse Gil Luria, analista da D.A Davidson.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fabricante do chatgpt openai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.