Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Fachin assume relatoria de caso sobre relações de Moraes com Vorcaro

Fachin assume relatoria de caso sobre relações de Moraes com Vorcaro

Reuters

12/09/2026

Placeholder - loading - Presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília 4 de setembro de 2026 REUTERS/Adriano Machado
Presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília 4 de setembro de 2026 REUTERS/Adriano Machado

12 Set (Reuters) - O ​presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, chamou para si a relatoria da petição sobre as mensagens trocadas entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, que irá a julgamento no plenário da ⁠corte ⁠na próxima terça-feira, segundo ​decisão ‌proferida por ele na noite deste sábado.

Com a decisão, o ministro André Mendonça deixa a relatoria ⁠do caso, que pode levar à abertura ​de uma investigação contra Moraes.

'Determino... à ​Secretaria Judiciária que substitua ‌a relatoria ​da PET ⁠16.662 (que trata de Moraes) para a presidência do Supremo Tribunal Federal', escreveu o ​ministro na decisão.

Mais cedo neste sábado, Fachin rejeitou o pedido de Moraes para que a petição sobre ​ele fosse analisada juntamente com uma petição sobre Mendonça, que pode levar à investigação do ministro. Moraes apontou que o colega teria cometido abuso de autoridade e crime de responsabilidade por alegadamente ter ​direcionado investigações contra ele. Fachin manteve a ‌análise da petição ⁠sobre Moraes na próxima terça-feira e marcou para o dia 23 o ⁠julgamento da petição sobre ⁠Mendonça.

(Reportagem de Ricardo ⁠Brito, em ⁠Brasília; ​Edição de Eduardo Simões e Alexandre Caverni)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.