Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Fala de Moro divide União Brasil e integrantes querem cancelamento de filiação

Placeholder - loading - 10/11/2021 REUTERS/Adriano Machado
10/11/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - Um grupo de 8 lideranças do União Brasil, que representa quase a metade da Executiva da sigla, prepara um pedido de cancelamento da filiação Sergio Moro, após declarações nesta sexta-feira do ex-juiz e ex-ministro da Justiça que não estava desistindo 'de nada' e que não concorreria a deputado federal.

Segundo uma fonte ligada a essa ala, o pronunciamento de Moro nesta sexta trouxe mal-estar uma vez que sua filiação ao partido tinha como pré-condição que ele não se candidatasse à Presidência da República.

Na véspera, o ex-juiz chegou a soltar uma nota afirmando que abria mão 'nesse momento' da pré-candidatura. Mas ao declarar nesta sexta que não estava desistindo 'de nada' acabou azedando o clima. O grupo que prepara o pedido tem entre suas principais lideranças o secretário-geral do União Brasil, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, o governador Ronaldo Caiado (GO), o senador Davi Alcolumbre, o deputado Efraim Filho, primeiro secretário da sigla, e de José Agripino Maia.

Esse grupo, que detém 49% dos votos da Executiva, prepara um documento ao colegiado pedindo a impugnação da filiação de Moro, a ser encaminhado nas próximas horas. Regra estatutária do novo partido, criado a partir da fusão entre o DEM e o PSL, exige que as decisões partidárias precisam ser tomadas de forma colegiada, e com a aprovação de ao menos 60% dos votos.

Ainda que o pronunciamento de Moro tenha sido acertado com o presidente do União, Luciano Bivar, não foi acertado com a grande maioria dos membros da legenda. 'O Bivar não está mais no PSL', disse a fonte, que pediu para não ser identificada, ao lembrar da exigência de decisões conjuntas.

Em nota à imprensa divulgada no fim da tarde desta sexta-feira, o deputado Alexandre Leite, secretário-executivo do partido em São Paulo, reafirmou que 'a filiação do ex-juiz Sergio Moro se deu com a concordância de um projeto pelo Estado de São Paulo, isto é, deputado estadual, deputado federal ou, eventualmente, Senado'.

Na nota, Leite alerta que 'em caso de insistência em um projeto nacional, o partido vai impugnar a ficha de filiação de Moro'.

Nesta sexta, no entanto, Moro disse que não desistiu de nada e descartou candidatura à Câmara dos Deputados.

'Preciso esclarecer a todos que eu não desisti de nada, muito menos do meu sonho de mudar o Brasil. Pelo contrário, sigo firme na construção de um projeto para o país', disse o ex-juiz nesta tarde.

(Reportagem adicional de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. fala de moro divide uniao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.