Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Falta de energia ainda afeta 500 mil em SP; Procon abre investigação

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia nos arredores de Pequim. REUTERS/Jason Lee
Linhas de transmissão de energia nos arredores de Pequim. REUTERS/Jason Lee

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O governo paulista determinou que o Procon-SP abra uma apuração preliminar sobre as medidas tomadas pelas distribuidoras de energia elétrica para recompor os serviços aos consumidores após as fortes chuvas da última sexta-feira, situação que levou à falta de luz em vários municípios do Estado e ainda afeta cerca de 500 mil consumidores da capital e região metropolitana.

Segundo o governo paulista, o órgão de defesa do consumidor enviou notificações às distribuidoras que atuam no Estado pedindo informações sobre providências tomadas diante da interrupção no fornecimento de energia, o atendimento aos consumidores, o tempo de resposta e as medidas para ressarcimento de prejuízos.

As empresas também foram questionadas pelo Procon-SP sobre os planos de contingência e gerenciamento de crises e a quantidade de equipes de campo (normais e extras) em atividade.

Os consumidores de energia do Estado de São Paulo são atendido por distribuidoras dos grupos Enel, CPFL, Neoenergia, EDP e Energisa.

Na Enel São Paulo, os serviços haviam sido restabelecidos para 76% dos clientes afetados até esta segunda-feira, com normalização para cerca de 1,6 milhão de consumidores de um total de cerca 2,1 milhões afetados, disse a empresa nesta segunda-feira.

A previsão da Enel São Paulo -- a segunda maior concessionária de energia do país, com uma base de 7,5 milhões de unidades consumidoras na capital e região metropolitana -- é de restabelecer o serviço para a grande maioria dos clientes até terça-feira.

Segundo a distribuidora de energia, o vendaval que atingiu cidades paulistas na última sexta-feira foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede elétrica com a queda de árvores de grande porte e galhos, levando à necessidade de reconstrução de alguns pontos.

As fortes chuvas em território paulista também resultaram em sete mortes e cerca de cem desabamentos em todo o Estado devido a danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis, segundo informações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Ainda nesta segunda-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pedirá explicações sobre a interrupção no fornecimento dos serviços de energia. Em postagem na rede social X, Dino afirmou ainda que outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.

SABESP

A falta de energia elétrica também impactou o abastecimento de água pela Sabesp, com o serviço ainda afetado nas cidades de Cotia, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, afirmou o governo paulista.

Os reservatórios da Sabesp iniciaram um processo de recuperação no domingo, após o restabelecimento da energia elétrica, e a orientação é de que os consumidores da capital e Grande São Paulo economizem água até a completa normalização de todo o sistema de abastecimento.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. falta de energia eletrica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.