Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

França deixou rastro de miséria por onde passou e Macron faz molecagem, diz Heleno

Placeholder - loading - General Augusto Heleno participa de sessão no Congresso 10/7/2019 REUTERS/Adriano Machado
General Augusto Heleno participa de sessão no Congresso 10/7/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, disse nesta terça-feira que a França deixou rastros de destruição e miséria por onde passou e afirmou que o presidente francês, Emmanuel Macron, age com 'molecagem' ao opinar sobre o aumento dos incêndios na Amazônia.

'Essa posição colonialista do Macron além de ser lamentável, tem um passado triste. Noventa por cento das colônias francesas vivem em situação lamentável. Isso talvez fosse bom ser lembrado por algum jornalista que seja um pouco mais moderado e que tenha algum sentido patriótico, que a França não pode dar lição a ninguém nesse aspecto. Eu vivi o problema no Haiti, o Haiti é colônia francesa, uma delas', disse Heleno.

O ministro, que é general do Exército da reserva, foi comandante das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabilização do Haiti.

'Onde eles (franceses) passaram deixaram rastro de destruição, de confusão, de miséria. Então eles não podem dar esse tipo de conselho a ninguém. Isso é molecagem', disparou o ministro, durante reunião do presidente Jair Bolsonaro com governadores de Estados da Amazônia Legal.

Logo após a fala de Heleno, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), cobrou que o governo federal deixe de lado a troca de farpas com Macron e se concentre na solução das queimadas na floresta e na preservação da imagem do Brasil no exterior.

'Neste momento todos aqui estamos com único intuito de encontrarmos soluções e dividir responsabilidades. Primeiro acho que nós estamos perdendo muito tempo com o Macron. Acho que nós temos que cuidar do nosso país e tocar a vida', disse o governador.

'Acho que estamos dando muita importância para esse tipo de comentário --não desprezando a importância econômica que a França possa ter-- mas acho que agora nós temos que cuidar dos nossos problemas e sinalizar para o mundo a diplomacia ambiental, que é fundamental para o agronegócio, porque se não nós vamos ter um prejuízo severo de imagem, que já tem causado preocupação para todos', acrescentou.

Também presente na reunião, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pediu moderação nas declarações, sem citar Bolsonaro nominalmente, e afirmou que o caminho do meio termo é o melhor para encerrar a crise, que levou o presidente a determinar o envio das Forças Armadas para auxiliar no combate às chamas.

Todos os governadores presentes defenderam a soberania do Brasil sobre a parte da Amazônia que está em seu território.

(Por Lisandra Paraguassu, com reportagem adicional de Eduardo Simões)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. franca deixou rastro de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.