Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

George Grosz: artista ganha museu exclusivo em Berlim

O artista alemão ficou conhecido por suas pinturas sobre a vida caricata de Berlim

Placeholder - loading - Museu Das Kleine Grosz. - Divulgação
Museu Das Kleine Grosz. - Divulgação

Publicada em  

George Gorz é praticamente um patrimonio berlinense. O pintor marcosua obra pelo cotidiano da cidade onde nasce e morreu. Com traço que misturava o impressionismo com o cubismo, Gorz marcou a marte moderno com seu olhar diferente.

Um grupo de cidadãos e o Intituto George Grosz estão planenjando abrir um museu em maio dedicado exclusivamento ao artista. A sede será em uma estação de petroleo destivada em Berlim, a cidade que é a alma das obras do pintor.

 O Pequeno Museu de Grosz
Toque para aumentar

©planungsbüro brakel, Berlin

Atualmente, não existe nenhum museu dedicado ao Grosz, mesmo tendo sido um dos mais conhecidos artistas alemães. Contudo, a presença e valorização da obra do pintor vem crescendo desde 2015 quando o instituto em prol da obra do pintor foi fundado.

Inicialmente, o local deve funcionar por 5 anos e será chamado de "O Pequeno Museu de Rosz" – um trocadilho já que o nome do pintor se assemelha a palavra “groß”, que significa grande em alemão.

O fundo monetário para a construção do local vem totalmente de investidores e apoiadores privados e seu acervo veio de empréstimos da família e do instituto de Grosz. “Não é de nosso interesse competir com outros museus por investimentos públicos. Esperamos que os berlinenses fiquem entusiasmados e que isso possa torná-lo permanente”, conta Matthis Karstens, curador do museu.

Pintura de Grosz com cruzamento com muitas pessoas e carros

A primeira exposição será “Gross Before Grosz” – Gross antes de Grosz em tradução livre – e mostrará trabalhos do artista no começo de carreira quando era conhecido como Georg Ehrenfried Gross. Além do acervo fixo, ele contará com 10 exibições temporárias ao longo dos 5 anos previstos, cada uma dessas exposições passageiras terá como foco diferentes aspectos de sua carreira. “Nos atendo a personalidade controversa de Grosz, o museu quer promover uma vívida troca entre gerações e campos políticos diferentes para enfrentar desafios sociais do presente”, concluíram os fundadores.

Grosz
Toque para aumentar

Com toda a certeza, uma parada obrigatória aos turistas que passarem por Berlim.

Veja também:

BMW LANÇA SKILL NA ALEXA E EXPANDE INTEGRAÇÃO ENTRE CARROS E TECNOLOGIA

GEORGE HARRISON: BEATLE PARTICIPOU DE COVER DE “ANNA JULIA”, DO LOS HERMANOS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. george grosz artista ganha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.