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CORREÇÃO-Google enfrenta pedido de cisão de negócios por práticas anticompetitivas na UE

Placeholder - loading - Logo do Google em loja em Manhattan, Nova York., EUA 17/11/2021 REUTERS/Andrew Kelly
Logo do Google em loja em Manhattan, Nova York., EUA 17/11/2021 REUTERS/Andrew Kelly

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(Corrige para negócio de publicidade em vez de negócio de adtech no 2º parágrafo)

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Google, controlado pela Alphabet, foi acusado nesta quarta-feira por reguladores antitruste da União Europeia de práticas anticompetitivas em seu negócio de publicidade digital pode ter que vender parte dessa divisão para resolver a questão.

As pressões são maiores para o Google neste último confronto com os reguladores, uma vez que diz respeito ao maior gerador de dinheiro da empresa, com o negócio de publicidade respondendo por 79% da receita total no ano passado.

A Comissão Europeia apresentou suas acusações em uma declaração de objeções, dois anos após a abertura de uma investigação.

A chefe antitruste do bloco, Margrethe Vestager, disse que o Google poderá ter que vender parte de seus negócios de adtech porque é improvável que um remédio comportamental seja eficaz para interromper as práticas anticompetitivas.

'Claro que sei que esta é uma afirmação forte, mas é um reflexo da natureza dos mercados, como eles funcionam e também por que um compromisso comportamental parecia estar fora de questão', disse ela em coletiva de imprensa.

Vestager disse que a União Europeia cooperou estreitamente com as autoridades de concorrência nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A Comissão disse que discorda do fato de o Google favorecer seus próprios serviços de tecnologia de exibição de publicidade em detrimento de provedores concorrentes de serviços de tecnologia de publicidade, anunciantes e editores online.

O órgão disse que a companhia abusou de seu domínio desde 2014, favorecendo sua própria plataforma de anúncios AdX no leilão de seleção de anúncios por seu servidor de anúncios DFP, e também favorecendo o sistema na maneira como suas ferramentas de compra de anúncios Google Ads e DV360 colocam lances em trocas de anúncios.

O Google é a plataforma de publicidade digital dominante no mundo, com uma participação de mercado de 28% da receita global de anúncios, de acordo com a empresa de pesquisa Insider Intelligence.

A empresa tentou resolver o caso três meses após o início da investigação, mas os reguladores ficaram frustrados com o ritmo lento e a falta de concessões substanciais, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à Reuters anteriormente.

A receita de publicidade em 2022, incluindo serviços de pesquisa, Gmail, Google Play, Google Maps, anúncios do YouTube, Google Ad Manager, AdMob e AdSense, totalizou 224,5 bilhões de dólares.

(Reportagem adicional de Sudip Kar-Gupta)

Escrito por Reuters

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