Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governistas e oposição estão em disputa acirrada nas eleições estaduais da Índia, mostra boca de urna

Placeholder - loading - Pessoas fazem fila do lado de fora de uma seção eleitoral durante as eleições para a Assembleia Legislativa de Telangana em Hyderabad, Índia 30/11/2023 REUTERS/Almaas Masood
Pessoas fazem fila do lado de fora de uma seção eleitoral durante as eleições para a Assembleia Legislativa de Telangana em Hyderabad, Índia 30/11/2023 REUTERS/Almaas Masood

Publicada em  

NOVA DÉLHI (Reuters) - O principal partido de oposição da Índia, o Congresso, provavelmente vencerá duas das cinco eleições para assembleias estaduais, enquanto está em disputa acirrada com o partido nacionalista do primeiro-ministro Narendra Modi em dois outros Estados, segundo pesquisas de boca de urna realizadas pela TV nesta quinta-feira.

As eleições estaduais são vistas como um grande teste para as chances de Modi conquistar um terceiro mandato em uma votação nacional prevista para maio do próximo ano.

Mais de 160 milhões de pessoas -- ou cerca de um sexto do eleitorado total da Índia -- estavam aptas a votar nas eleições regionais, realizadas em quatro etapas que terminaram nesta quinta-feira.

Os votos em todos os cinco Estados -- Madhya Pradesh, Rajasthan, Telangana, Chhattisgarh e Mizoram -- serão apurados em 3 de dezembro e os resultados são esperados para o mesmo dia.

Três dos cinco Estados em disputa testemunharam uma dura batalha entre o governista Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi e o Partido do Congresso. O BJP está no poder em um dos Estados, o Congresso em dois e partidos regionais nos dois restantes.

Pelo menos nove pesquisas de boca de urna previram a vitória do Partido do Congresso nos Estados de Chattisgarh e Telangana, ricos em minerais. Algumas delas disseram que o BJP estava pronto para derrotar o Congresso em Rajasthan.

As previsões das pesquisas do Estado de Madhya Pradesh mostraram resultados mistos. Um partido regional estava pronto para vencer novamente no Estado de Mizoram, no nordeste do país, de acordo com duas pesquisas de boca de urna.

As pesquisas de boca de urna são realizadas por várias organizações privadas para prever os resultados das eleições, mas os críticos dizem que elas tendem a ser imprecisas na Índia, em parte devido ao tamanho e à complexidade do eleitorado na nação mais populosa do mundo.

Os políticos e analistas também observam que as eleições estaduais nem sempre influenciam o resultado das eleições gerais ou indicam o humor do eleitorado nacional.

Uma pesquisa realizada em agosto pelo grupo de mídia India Today disse que a popularidade de Modi permanece intacta após uma década no poder, com 52% dos entrevistados dizendo que ele é o mais adequado para manter o cargo principal pela terceira vez.

(Reportagem de Rupam Jain)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governistas e oposicao estao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.