Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo brasileiro propõe à Casa Branca 2ª quinzena de março para visita de Lula aos EUA

Governo brasileiro propõe à Casa Branca 2ª quinzena de março para visita de Lula aos EUA

Reuters

11/02/2026

Placeholder - loading - Lula e Trump se reúnem em Kuala Lumpur 26/10/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein
Lula e Trump se reúnem em Kuala Lumpur 26/10/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA, 11 Fev (Reuters) - O ​governo brasileiro propôs a segunda quinzena de março como possível data para uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington para o encontro com o presidente norte-americano Donald Trump, de acordo com duas fontes que acompanham as tratativas.

A proposta seria, de acordo com uma das fontes, mais especificamente na semana do dia ⁠15 ⁠de março. Não há, no ​entanto, ‌ainda uma resposta definitiva por parte da Casa Branca. Assessores do presidente estão em contato com os norte-americanos para tentar fechar alguma coisa ⁠nos próximos dias.

'Não chegamos em uma decisão ainda', disse ​uma das fontes.

O presidente chegou a dizer que ​gostaria de ir a Washington ‌já na primeira ​semana de ⁠março, mas nas negociações com a Casa Branca ficou claro que isso não seria possível.

A visita foi acertada ​no último telefonema entre Lula e o presidente norte-americano, Donald Trump, por iniciativa do brasileiro, mas com a concordância de Trump.

Lula tem pressa, já que ​a partir de julho deste ano terá que se dedicar à campanha eleitoral para reeleição.

O governo brasileiro espera, nessa viagem, sair de Washington com dois resultados principais.

Um deles é uma solução para os setores que ainda estão sob tarifas que podem chegar a 50%. Apesar da ​flexibilização, áreas como aço, alguns setores de máquinas e ‌pesca ainda estão com ⁠tarifas altas.

A outra questão é um acordo sobre combate ao crime organizado, proposto por Lula a Trump. ⁠O presidente quer ajuda do governo ⁠norte-americano para chegar a ⁠criminosos que ⁠levam ​dinheiro e bens vindos de operações ilegais para os EUA.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.