Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo central acumula até abril maior superávit primário em nove anos

Placeholder - loading - Moedas de um real são dispostas. 15/10/2010. REUTERS/Bruno Domingos.
Moedas de um real são dispostas. 15/10/2010. REUTERS/Bruno Domingos.

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O governo central, composto por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, registrou um superávit primário de 16,5 bilhões de reais em abril, divulgou o Tesouro nesta quinta-feira.

No acumulado do ano, o governo acumula superávit de 41 bilhões de reais, melhor resultado para o período desde 2012, quando as contas foram positivas em 73,2 bilhões de reais. O saldo, de acordo com o Tesouro, foi influenciado pela evolução da arrecadação, bem como pela redução 'significativa' de despesas relacionadas à Covid-19 na comparação com 2020.

Já no acumulado em 12 meses, o rombo até abril foi de 646 bilhões de reais, equivalente a 7,9% do PIB.

No mês passado, as despesas do governo central, contidas pelo atraso na promulgação do Orçamento de 2021, que prorrogou o anúncio de medidas de enfrentamento à Covid já bem mais modestas que a do ano anterior, caíram 34,4% em termos reais na comparação anual.

Já as receitas líquidas cresceram 58,8%. O salto refletiu principalmente uma redução substancial da relação de tributos cujo pagamento foi prorrogado pelo governo como medida de alívio às empresas, mas o Tesouro ressaltou que também houve impacto da retomada da atividade.

'É inegável que há componente expressivo da recuperação econômica', disse o secretário do Tesouro, Jeferson Bittencourt.

Em comunicado, o Tesouro disse que a 'dinâmica positiva' da atividade econômica, somada à estratégia de afrouxamento fiscal apenas para medidas relacionadas ao combate da pandemia da Covid-19, tem levado a déficits primários próximos ao piso das estimativas de mercado.

Ainda de acordo com o órgão, as condições favoráveis são representadas, principalmente, pelas taxas de juros de longo prazo, 'que determinarão a retomada dos investimentos, a geração de novos empregos e o crescimento sustentável do PIB'.

'Observa-se que, mesmo com um início mais rápido do ciclo de aperto monetário, não houve piora da percepção dos riscos fiscais', menciona o Tesouro, destacando que desde a primeira elevação de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), em março, o risco-país de 5 anos recuou 20 pontos-base.

Em abril de 2020, quando a economia do país já era impactada pelo coronavírus e medidas de fechamento, o governo central registrou déficit primário de 93 bilhões de reais, recorde histórico para o mês. No primeiro quadrimestre do ano passado, o déficit acumulado foi de 95,9 bilhões de reais.

Bittencourt, afirmou que a recuperação da atividade econômica, juntamente ao processo de consolidação fiscal, tem colaborado para registro de resultados fiscais melhores que as expectativas de mercado.

'Isso é resultado de uma atividade econômica que vem se recuperando e de uma diretriz de política fiscal, de manter a consolidação fiscal, cumprindo estritamente as regras fiscais, sem descuidar do combate à pandemia, sem descuidar dos gastos, estes sim sendo tratados nas cláusulas de escape das regras fiscais.'

(Por Gabriel Ponte)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo central acumula ate …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.