Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo central tem superávit primário de R$16,5 bi em abril

Placeholder - loading - Moedas de um real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos
Moedas de um real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) -O governo central, composto por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, registrou um superávit primário de 16,5 bilhões de reais em abril, divulgou o Tesouro nesta quinta-feira.

No acumulado do ano, o governo central acumula superávit de 41 bilhões de reais. O resultado, de acordo com o Tesouro, é influenciado pela evolução da arrecadação, bem como pela redução 'significativa' de despesas relacionadas à Covid-19 na comparação com 2020.

Já no acumulado em 12 meses, o rombo até abril foi de 646 bilhões de reais, equivalente a 7,9% do PIB.

Em abril de 2020, quando a economia do país já era impactada pelo coronavírus e medidas de fechamento, o governo central registrou déficit primário de 93 bilhões de reais, recorde histórico para o mês. No primeiro quadrimestre do ano passado, o déficit acumulado foi de 95,9 bilhões de reais.

As receitas líquidas do governo central caíram 34,4% em termos reais em abril na comparação anual, enquanto as receitas líquidas cresceram 58,8%.

Em comunicado, o Tesouro disse que a 'dinâmica positiva' da atividade econômica, somada à estratégia de afrouxamento fiscal apenas para medidas relacionadas ao combate da pandemia da Covid-19, tem levado a déficits primários próximos ao piso das estimativas de mercado.

Ainda de acordo com o órgão, as condições favoráveis são representadas, principalmente, pelas taxas de juros de longo prazo, 'que determinarão a retomada dos investimentos, a geração de novos empregos e o crescimento sustentável do PIB'.

'Observa-se que, mesmo com um início mais rápido do ciclo de aperto monetário, não houve piora da percepção dos riscos fiscais', menciona o Tesouro, destacando que desde a primeira elevação de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), em março, o risco-país de 5 anos recuou 20 pontos-base.

(Por Gabriel Ponte; Edição de Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Início da campanha eleitoral, pagamento do Auxílio Taxista e mais desta terça

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

A campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira em todo o Brasil. Os candidatos podem distribuir materiais gráficos, promover comícios e fazer propaganda na internet, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A campanha vai até 1º de outubro, véspera do primeiro turno de votação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tomará posse na noite de hoje como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Sucessor do ministro Edson Fachin, Moraes terá um mandato de dois anos. Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski, assumirá como vice.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira mandados de busca e apreensão contra suspeitos de ataques hackers a sistemas do governo federal. Eles teriam atuado na derrubada do ConecteSUS, plataforma de emissão do Certificado Nacional de Vacinação, no fim do ano passado. Segundo a PF, os envolvidos integram uma organização transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza contra entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do processo seletivo para o segundo semestre do Fies. A lista dos aprovados pode ser consultada no Portal Único de Acesso. Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações das inscrições entre amanhã e sexta-feira.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. governo central tem superavit …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.