Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo de Maduro pode cair de uma hora para outra como castelo de cartas, diz Mourão

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Governo de Maduro pode cair de uma hora para outra como castelo de cartas, diz Mourão"

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu e Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - É difícil estimar um prazo para mudanças na situação da Venezuela, mas o presidente Nicolás Maduro pode cair de uma hora para outra, 'como um castelo de cartas', disse à Reuters, em entrevista exclusiva, o vice-presidente Hamilton Mourão, nesta quinta-feira.

'É difícil você dar prazo numa situação como essa, porque é igual a um castelo de cartas. Às vezes dá um ventinho e ele cai da noite para o dia. Vamos lembrar do Muro de Berlim, que ninguém acreditou que caísse, como caiu da noite para o dia. Quando foi, foi. Acho que na Venezuela vai ser mais ou menos assim', previu.

Desde que o governo de Jair Bolsonaro tomou posse, o Brasil aumentou a pressão diplomática sobre a Venezuela, inclusive com a decisão de aceitar o autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, como o presidente legítimo.

Esta semana, o governo brasileiro autorizou o grupo de Guaidó a abrir um ponto de estoque de ajuda humanitária em Roraima.

Mourão, que já foi adido militar na Venezuela e conhece bem o país, afirma, no entanto, que o Brasil não corre o risco de se envolver demais na situação do país vizinho.

'O envolvimento que a gente deve e podia ter já está colocado, que são as pressões diplomáticas, em termos de sanções econômicas nós temos muito pouca coisa para ser aplicada na Venezuela. O ponto lógico que poderíamos ir, já fomos', afirmou.

O governo brasileiro crê em um movimento das Forças Armadas venezuelanas para retirar o apoio a Maduro e levar à queda do presidente do país, mas Mourão admite que o Brasil não tem mais hoje relações diretas com as Forças Armadas do país.

'Nós perdemos muito desses contatos, porque com os expurgos sucessivos das Forças Armadas venezuelanas aqueles contatos que nós tínhamos ficaram limitados ao pessoal mais jovem, então com os militares de nível mais alto nós perdemos o contato', disse.

Admite, no entanto, que ainda existem informações de inteligência, e elas dão conta de uma insatisfação cada vez maior da base.

'O que a gente imagina dos dados disponíveis é que os postos mais baixos eles estão extremamente insatisfeitos, porque a crise os atinge', disse. 'Quem se beneficia nessa crise são os escalões mais elevados que estão metidos aí no narcotráfico, corrupção, próprio controle da pouca atividade econômica que ainda existe no país está na mão deles.'

Recentemente, dois militares de posto mais alto denunciaram o governo de Maduro e declararam lealdade a Guaidó. Foi a primeira, na sequência de crises que atinge a Venezuela há vários anos, que o chavismo viu um racha entre militares de mais alto escalão.

Mourão avalia que se começou a 'puxa uma pontinha', mas mantém a posição --defendida por outros militares do governo brasileiro-- de que a única maneira de Maduro deixar o poder é ter uma saída pelo aeroporto.

'Se nós queremos evitar um conflito interno na Venezuela, a gente tem que abrir um caminho para o Maduro sair. Dizer 'você e teu povo aqui, vocês pegam o ouro que tem, o dinheiro que tem e algum país aí disposto a recebê-los, vocês pegam um avião e vão embora'', defendeu.

MODERAÇÃO

General da reserva, Mourão foi a última escolha de Jair Bolsonaro para ocupar o posto de vice --o nome preferido do presidenciável era outro general, Augusto Heleno, hoje chefe do Gabinete de Segurança Institucional, que não aceitou-- e mesmo durante a campanha ganhou uma imagem dura, conservadora.

Desde que assumiu o posto, no entanto, o vice-presidente tem aparecido mais moderado que o próprio presidente, e é visto como uma voz razoável e mais moderna em assuntos por vezes espinhosos, como em questões de costumes ou na radical ideia presidencial de mudar a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, um tema tabu para os países árabes, com quem o Brasil tem uma relação comercial intensa.

O vice-presidente diz não se ver nessa posição de moderador e que não tem divergências com o presidente, mas opiniões diferentes, e que todos têm direito a suas opiniões.

'O que eu quero deixar bem claro sempre é o seguinte: enquanto não houver decisão sobre um determinado tema, a minha visão sempre foi assim, todos têm que dar as suas opiniões de modo que o comandante --então no nosso caso o presidente, o decisor-- ele tenha os melhores elementos disponíveis para tomar a decisão dele. Agora, a partir do momento em que ele tomar a decisão dele, mesmo que seja contrária ao que eu penso, eu passo a ser o defensor mais ardoroso dela', explicou.

Nas relações internacionais essa versão do vice-presidente ponderado tem surgido com mais frequência, frente a um chanceler, Ernesto Araújo, que defende um alinhamento automático com os Estados Unidos de Donald Trump e criticou abertamente a União Europeia, entre outras posições pouco diplomáticas. Entre embaixadores sediados em Brasília, o general é sim visto como uma voz razoável dentro do governo Bolsonaro.

Mourão tem recheado sua agenda de encontros com diversos embaixadores, inclusive de países árabes. Confirma que, no caso desses últimos, o assunto é a transferência da embaixada.

'Existe algumas ideias de que isso poderia trazer o terrorismo islâmico para o Brasil. Eu acho que essa é uma hipótese, mas uma hipótese mais remota. Eu acho que a preocupação maior é com a questão econômica, o comércio com os países árabes', disse. 'Não está decidido ainda. Acho que esse assunto vai ficar um pouco para as calendas. Depois a gente vê o que vai acontecer.'

(Reportagem adicional de Anthony Boadle)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo de maduro pode cair …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.