Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo encaminha ao Congresso projeto para destravar pagamentos de salários do funcionalismo

Placeholder - loading - Sede do prédio do Ministério da Economia em Brasília. 03/01/2019. REUTERS/Adriano Machado.
Sede do prédio do Ministério da Economia em Brasília. 03/01/2019. REUTERS/Adriano Machado.

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Economia informou que o governo encaminhou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira Proposta de Projeto de Lei (PLN) que propõe alteração 'urgente' à Lei de Diretrizes Orçamentárias de forma a permitir o remanejamento de recursos para cobrir despesas como o pagamento de pessoal, precatórios e aposentadorias antes da aprovação do Orçamento de 2021.

A aprovação do novo projeto pelos parlamentares permitirá que o governo use superávit financeiro apurado no ano passado para cobrir parte das ações deste ano que, segundo a programação orçamentária, estariam dependendo da aprovação pelo Congresso de um crédito suplementar.

O crédito suplementar permite que o governo contorne a limitação da chamada regra de ouro, norma constitucional que proíbe que a União se endivide para cobrir gastos correntes, mas ele só pode ser autorizado pelos parlamentares com o Orçamento do ano aprovado, o que ainda não aconteceu.

Em mensagem encaminhada ao Congresso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a lei orçamentária só poderá ser publicada na primeira quinzena de abril, muito tarde para garantir a execução necessária de despesas no mês de março.

'Entre essas despesas, destacam-se a folha de pagamento de pessoal ativo de alguns órgãos e entidades do Poder Executivo, os precatórios, as aposentadorias e pensões do Regime Geral de Previdência Social, e os serviços públicos essenciais, como a operação carro pipa no semiárido brasileiro, entre outras', escreveu Guedes.

'Dessa forma, torna-se urgente e imprescindível a aprovação de modificação do art. 65 da LDO-2021, objetivando a execução dessas despesas na antevigência da LOA-2021.'

No total, a 'insuficiência da regra de ouro' soma 453,7 bilhões de reais. 'O valor a ser substituído ainda está em análise, mas não será suficiente para cobrir a totalidade das ações', afirmou o Ministério da Economia em nota à imprensa.

(Por Gabriel Ponte)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo encaminha ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.