Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo praticamente dobra IPI de armas de fogo e munição no Brasil

Placeholder - loading - Mulher segura uma arma durante a LAAD, a maior exposição da indústria militar da América Latina, no Rio de Janeiro, Brasil 11/04/2023 REUTERS/Ricardo Moraes
Mulher segura uma arma durante a LAAD, a maior exposição da indústria militar da América Latina, no Rio de Janeiro, Brasil 11/04/2023 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que praticamente dobra o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide na comercialização de armas de fogo e munições no Brasil, conforme ato publicado em edição extra do Diário Oficial da União da noite desta terça-feira.

Em nota, o governo estimou que a medida 'tem potencial de arrecadação da ordem de 342 milhões de reais em 2024, 377 milhões de reais em 2025 e 414 milhões de reais em 2026, um total de 1,1 bilhão de reais'.

Como havia antecipado a Reuters na semana passada, o decreto eleva de 29,25% para 55% a alíquota do IPI sobre revólveres, pistolas, espingardas, carabinas, spray de pimenta e outros equipamentos, além de aumentar o imposto de munições.

O decreto entra em vigor no ato da publicação, mas produzirá efeitos a partir do primeiro dia do quarto mês subsequente ao de sua publicação.

A alteração das alíquotas foi preparada pela Receita Federal a pedido do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Também se soma a outras ações do governo que tentam reverter o incentivo à venda e ao uso de armas no país.

(Por Fabrício de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo praticamente dobra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.