Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo quer queda de 10% na tarifa do Mercosul em 6 meses, diz Guedes

Placeholder - loading - Governo quer queda de 10% na tarifa do Mercosul em 6 meses, diz Guedes 25/06/2021.  REUTERS/Adriano Machado
Governo quer queda de 10% na tarifa do Mercosul em 6 meses, diz Guedes 25/06/2021. REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O governo quer em seis meses baixar em 10% a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul, disse nesta quinta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendendo que a investida será útil para barrar o aumento da inflação.

'Estamos atrasados até. É até bom que ajuda a travar um pouco essa alta de inflação que está havendo aí, a gente dá uma travada. É uma hora de aumentar a oferta de alimentos, aumentar a oferta de aço, de material de construção, tudo isso aí dá uma acalmada no setor', disse ele, ao participar de audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Segundo Guedes, a redução da TEC representa um passo inicial modesto, mas necessário para sinalizar para os parceiros a intenção do governo brasileiro de prosseguir com maior abertura comercial.

'Eu estou tão envergonhado de fazer esse pequeno passo só de 10%. Mas é atitude de respeito à indústria nacional, dizendo 'olha, levanta do sofá e começa a correr na esteira um pouquinho só para não ficar sentado, só para não engordar e perder competitividade'. Que aliás é o que tem acontecido ao longo dos últimos 30, 40 anos', disse.

No âmbito do Mercosul, ele afirmou que o Uruguai concorda com o Brasil quanto à redução das tarifas e também na defesa de liberdade para os integrantes do bloco fazerem acordos, enquanto a Argentina é contra e o Paraguai 'está em cima do muro'.

O ministro destacou que o governo não quer que a cláusula de consenso no Mercosul seja de veto, afirmando que o país é grande demais e com muitos desafios para ser prisioneiro de um arranjo institucional ideológico e que não se moderniza.

Em abril, o ministro já tinha dito que o Brasil havia feito proposta para diminuição de 10% na tarifa.

Guedes lembrou que desde 2011 a relação entre as trocas brasileiras com o Mercosul e o comércio do país com o resto do mundo não supera 10% e que, para o bloco ter importância, é preciso que se modernize.

'Brasil está com 13%, 14% de tarifa média, três vezes tarifa do mundo', disse.

INVESTIMENTO DO NDB

O ministro indicou, durante sua fala, que o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics, irá dar um salto para quase 5 bilhões de dólares investidos no país, ante 700 milhões de dólares 'nos últimos quatro, cinco anos'.

A cifra contempla, segundo Guedes, cerca de 1,5 bilhão de dólares 'em projeto verde que vem aí', além de '3 ou 4 bilhões que já estão encomendados'.

Atualmente, o NDB é presidido por Marcos Troyjo, ex-secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Guedes defendeu que bancos como o NDB, BID e Banco Mundial têm por vocação básica investir na construção de infraestrutura transnacional. Falando de projetos desse tipo, o ministro disse que a estrada para ligar Georgetown, na Guiana, a Boa Vista, em Roraima, é 'certamente prioridade'.

(Por Marcela Ayres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo quer queda de 10 na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.