Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Grupos judaicos criticam papa por comentário sobre 'terrorismo' e pedem esclarecimentos

Placeholder - loading - Papa Francisco 22/11/2023 Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS
Papa Francisco 22/11/2023 Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Grupos judaicos criticaram o papa Francisco e demandaram esclarecimentos sobre seus comentários que, segundo eles, acusaram tanto o Hamas quanto Israel de 'terrorismo'.

Francisco fez os comentários na quarta-feira, depois de se reunir separadamente com parentes judeus de reféns mantidos pelo Hamas e com palestinos com famílias em Gaza.

Mais tarde naquele dia, em sua audiência geral na Praça de São Pedro, ele falou sobre as reuniões, dizendo que sentia a dor de ambos os lados.

'É isso que as guerras fazem. Mas aqui nós fomos além das guerras. Isso não é guerra. Isso é terrorismo', disse.

Ele pediu orações para que ambos os lados 'não sigam em frente com paixões que, no final, matam todo mundo'.

Em um comunicado duro nesta quinta-feira, o Conselho da Assembleia dos Rabinos Italianos (ARI) acusou o papa de 'acusar publicamente ambos os lados de terrorismo'.

O conselho continuou acusando 'líderes da Igreja' não identificados de não condenar o ataque do Hamas e de 'colocar o agressor e o atacado no mesmo plano em nome de uma suposta imparcialidade'.

Na coletiva de imprensa palestina na quarta-feira, aqueles que se encontraram com o papa disseram que ele condenou a ação do Hamas como terror, mas também o citaram dizendo que 'o terror não deve justificar o terror'. Eles também citaram que ele usou a palavra 'genocídio' para descrever a situação em Gaza.

Homens armados do Hamas atravessaram a cerca da fronteira em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e capturando cerca de 240 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Desde então, mais de 14.000 moradores de Gaza foram mortos pelos bombardeios israelenses, cerca de 40% deles crianças, de acordo com as autoridades de saúde do território governado pelo Hamas.

Em uma postagem na noite de quarta-feira no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter, o Comitê Judaico Americano (AJC) agradeceu ao papa por ter se encontrado com as famílias dos reféns e por seus repetidos apelos para libertar os reféns.

Mas o AJC acrescentou: 'No final do dia, ele descreveu a guerra entre Israel e o Hamas como 'além da guerra', como 'terrorismo'. O massacre e o sequestro de civis pelo Hamas é terrorismo. A autodefesa de Israel não é. Vaticano, por favor, esclareça'.

Em um comunicado, o Centro Simon Wiesenthal, uma organização judaica de direitos humanos com sede nos EUA, pediu ao papa que 'não se esqueça de que todas as perdas e sofrimentos desde 7 de outubro decorrem das ações intoleráveis do Hamas'.

A organização disse que todo o sofrimento e a perda das famílias dos reféns e dos civis em Gaza foram 'causados pelos terroristas do Hamas que, em 7 de outubro, infligiram, da maneira mais brutal, o pior assassinato em massa de judeus desde a derrota da Alemanha nazista e da Segunda Guerra Mundial'.

Os rabinos italianos questionaram o valor de 'décadas de diálogo judaico-cristão' se, quando os judeus são atacados, o Vaticano responde com 'acrobacias diplomáticas'.

O cardeal Matteo Zuppi, que participou de várias missões de paz na Ucrânia para o papa, defendeu-o nesta quinta-feira, dizendo aos repórteres que o pontífice 'não estava colocando todos no mesmo plano' e que o papa 'entende as motivações do governo israelense'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. grupos judaicos criticam papa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.