Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guitarra de Kurt Cobain é vendida por £ 3,5 milhões

O instrumento foi usado, há mais de 30 anos, no vídeo clipe “Smells Like Teen Spirit”

Placeholder - loading - Guitarra de Kurt Cobain: Fender Mustang de 1969. - Divulgação
Guitarra de Kurt Cobain: Fender Mustang de 1969. - Divulgação

Publicada em  

No último domingo, 22 de maio, uma guitarra Fender Mustang de 1969 que pertenceu a Kurt Cobain foi leiloada e vendida no evento Ícones Musicais, da casa de leilões Julien’s Auctions, em um valor aproximado de R$ 22 milhões, superando a estimativa original de quase R$ 3 milhões.

Imagem de conteúdo da notícia "Guitarra de Kurt Cobain é vendida por £ 3,5 milhões" #1
Toque para aumentar

De acordo com Martin Nolan, diretor executivo da Julien 's Auctions, está definitivamente uma das guitarras mais famosas da história do rock.

"Esta é uma das guitarras mais icônicas a chegar ao leilão, esta é a guitarra azul Mustang Fender, uma das guitarras favoritas de Kurt Cobain", afirmou Nolan."A guitarra vem com seu case original e, também, a cinta da guitarra, então isso é muito importante para os colecionadores quando vão ao leilão conhecer a originalidade", completou ele, acrescentando que o instrumento ficou com a família de Kurt desde sua morte em 1994.

A guitarra um acabamento azul Competition Lake Placid da marca com cabeçote combinando, apareceu para o grande público quando o videoclipe do single “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana estreou na MTV no dia 29 de setembro de 1991, que não demorou muito para se tornar um dos clipes mais reproduzidos pela emissora ao longo de toda a década de 90. O vídeo chegou oficialmente ao YouTube quase 20 anos depois, por volta do ano de 2009 e 10 anos mais tarde atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações na plataforma.



Além disso, no ano passado, a “Rolling Stone” classificou a música no quinto lugar em sua lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, ficando atrás de “Like a Rolling Stone” de Bob Dylan (4º), “A Change Is Gonna Come” de Sam Cooke (3º), “Fight the Power” do Public Enemy (2º) e “Respect” de Aretha Franklin, em 1º lugar.

Além de tocar em várias performances ao vivo, o falecido artista também o usou para sessões de gravação em estúdio de outros grandes hits, como “Nevermind” e “In Utero”.

Vale lembrar que a guitarra foi emprestada pela família Cobain e exibida ao lado de outros objetos do artista anteriormente no Experience Music Project de Seattle, conhecido agora como MoPOP Museum of Pop Culture, localizado em Seattle, cidade natal do Nirvana, onde permaneceu ao longo de 12 anos.

Imagem de conteúdo da notícia "Guitarra de Kurt Cobain é vendida por £ 3,5 milhões" #2
Toque para aumentar

Em sua última entrevista com a Guitar World, revista mensal sobre música devotada a guitarristas, Cobain disse que a guitarra para canhotos de 1969 era uma de suas favoritas.“Sou canhoto e não é muito fácil encontrar guitarras para canhotos com preços razoáveis ??e de alta qualidade. Mas de todas as guitarras do mundo, a Fender Mustang é a minha favorita. Eu só tive dois deles", disse ele.

De acordo com informações da Variety, o instrumento foi comprado pelo empresário Jim Irsay, bilionário e proprietário do “The Jim Irsay Collection” e do time de futebol americano Indianapolis Colts da NFL . Além disso, uma parte do lucro do leilão será doado pela família Cobain para “Kicking The Stigma”, iniciativa dos Irsays para aumentar a conscientização sobre distúrbios de saúde mental e remover o estigma associado a essas doenças.

Tradução legenda: “A guitarra Fender Mustang Kurt Cobain “Smells Like Teen Spirit” agora faz parte da “The Jim Irsay Collection”. De todas as suas guitarras elétricas, Kurt considerava este Mustang seu favorito. Você está convidado para nossa primeira exposição pública em 3 de junho no Hammerstein Ballroom em Nova York. Além de nossas exposições exclusivas de História Americana e Cultura Pop, você verá dezenas das guitarras mais icônicas de todos os tempos juntas em um só lugar. Esta exposição especial é GRATUITA, mas você deve se registrar para reservar sua entrada.

Registre-se hoje! ~ https://www.eventbrite.com/e/329151309427

Segundo a descrição do evento, coleção é destacada por instrumentos musicais e itens pertencentes e usados por alguns dos maiores artistas da história da música, incluindo Bob Dylan, The Beatles, Prince, Eric Clapton, Elton John, Jerry Garcia do Grateful Dead, Les Paul, David Gilmour do Pink Floyd , Jim Morrison do The Doors e outros ícones da música, bem como fotos autografadas, letras manuscritas e outras recordações musicais históricas. Fora da música, a coleção inclui artefatos presidenciais assinados, documentos originais importantes da história americana, como um pôster original de 'Procurado' para John Wilkes Booth, o bastão de Jackie Robinson, as letras de estúdio manuscritas originais de Paul McCartney "Hey Jude" e outras relíquias históricas.

O proprietário do Indianapolis Colts, Jim Irsay, exibirá sua coleção de renome mundial ao público pela primeira vez. A Jim Irsay Collection apresentará diversos artefatos na cidade de Nova York no próximo dia 3 de junho, das 12h às 18h. Para conferir mais detalhes sobre o evento, acesse aqui.

Imagem de conteúdo da notícia "Guitarra de Kurt Cobain é vendida por £ 3,5 milhões" #3
Toque para aumentar

Veja também:

U2: há 35 anos “With Or Without You” estava no topo da Billboard

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Kim Carnes

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guitarra de kurt cobain e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.