Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Guitarra do Oasis é vendida por 325 mil libras

    O instrumento foi danificado há mais de 10 anos atrás em uma discussão entre Liam e Noel Gallagher

    Placeholder - loading - Guitarra do Oasis. - Divulgação
    Guitarra do Oasis. - Divulgação

    Publicada em  

    No último mês, foi anunciado que a guitarra vermelha Gibson ES-355 da banda inglesa de rock Oasis iria a leilão com um preço inicial de £ 125.000, contudo os leiloeiros responsáveis pelo evento previam que o item poderia chegar £ 415.000, e no final foi vendido por £325.000.

    Não é segredo que os irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher tinham, e ainda tem, uma relação muito complicada com um histórico repleto de intrigas e discussões. Uma das mais lembradas foi nos bastidores do festival Rock en Seine em Paris em agosto de 2009, onde o grupo acabou cancelando seu set de última hora logo depois que Noel deixou a banda repentinamente. E foi nesse dia que a guitarra acabou sendo danificada.

    Imagem de conteúdo da notícia "Guitarra do Oasis é vendida por 325 mil libras" #1
    Toque para aumentar

    Assim, cerca de 13 anos após o acontecimento, essa mesma guitarra foi leiloada e vendida a um valor de 2 milhões de reais. O leilão foi organizado pela galeria francesa Artpèges, com o próprio fundador Jonathan Berg afirmando que o item representava “um momento de culto” na história da música moderna, acrescentando: “as coisas estavam se formando há algum tempo entre os dois irmãos. Explodiu nos bastidores, uma das guitarras de Noel quebrou e isso levou o grupo a se separar”.

    “A guitarra de Noel acabou quebrada e então houve a separação do grupo", acrescentou Berg. A multidão que aguardava o início do show soube, pelos megafones, que o Oasis tinha acabado de se separar.

    O co-fundador da galeria, Arthur Perault, disse que Noel acabou se livrando da guitarra porque “lembra muito o Oasis”, segundo o jornal The Guardian .

    Segundo a própria descrição do catálogo online da galeria, “A guitarra simboliza a ruptura do Oasis”. Confira mais sobre o texto expositivo:

    “Esta guitarra de 1960 por si só simboliza a alma e a história do grupo: quebrada na tempestade final de 28 de agosto de 2009 no festival Rock en Seine, esta guitarra é hoje, sem dúvida, a encarnação da carreira intensa e tumultuada do grupo .

    Perfeitamente restaurada em 2011 a pedido de Noel Gallagher, a guitarra agora tem um visual "vintage correto" e as feridas infligidas ao instrumento cicatrizaram.

    Acompanhada por uma nota escrita de Noel Gallagher, a Gibson ES-355, uma lembrança dos anos do Oasis, é colocada à venda em sua caixa original”.

    Imagem de conteúdo da notícia "Guitarra do Oasis é vendida por 325 mil libras" #2
    Toque para aumentar

    Para saber mais, acesse aqui.

    Mencionando sobre a briga, Noel disse ao programa da Sky Arts Noel Gallagher: Out Of The Now: “as turnês do Oasis sempre foram sobre a luta, de qualquer maneira. O incidente em Paris foi apenas a gota d'água que quebrou as costas do camelo, na verdade”.

    O artista também lembrou como ele se sentou no banco de trás de um carro no festival de música depois de decidir que era hora de deixar a banda. “E o motorista arrancou e foi isso. Eu não senti uma sensação de alívio porque eu sabia que havia uma tempestade de merda vindo. E haveria muita bobagem sobre isso”, confessou ele.

    “Uma das maiores bandas já implodiu, finalmente. E eu não podia voltar para a Inglaterra porque a imprensa tinha invadido minha casa e minha patroa estava lá com meus filhos [...] Então, nós tivemos que animar ela no meio da noite e eles vieram se juntar a mim em algum lugar da França. E então, quando finalmente voltamos para a Inglaterra, é claro que todo o inferno começou”, ele acrescentou.

    Liam disse em uma entrevista recente, que não vê seu irmão e colega de banda, Noel, há mais de 10 anos, dizendo “a última vez que vi Noel foi em uma partida de futebol há cerca de 10 anos. É uma pena, não é? [...] Os bons momentos superam os maus momentos. Acho melhor deixar por isso mesmo”, reforçou.

    O instrumento foi consertado no ano de 2011 por um luthier francês, responsável por realizar o reparo e regulagem dos instrumentos, e foi apresentada em seu estojo original e um bilhete assinado por seu antigo dono com a inscrição: "peace, love and bananas" (Paz, amor e bananas).

    Veja também:

    JEEP COMMANDER OVERLAND: CONHEÇA O MODELO DA MARCA

    CONHEÇA 5 DOCUMENTÁRIOS SOBRE MÚSICA PARA ASSISTIR

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. guitarra do oasis e vendida …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.