Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Haddad diz que apresentará proposta a governadores para dívidas de Estados na semana que vem

Placeholder - loading - Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília 28/12/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília 28/12/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) -O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que deve apresentar na próxima terça-feira uma proposta para as dívidas dos Estados com a União, e afirmou que ela já recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

'Semana que vem nós vamos ter uma reunião e vamos apresentar a proposta da União', disse Haddad a jornalistas após se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), um dos governadores interessados em uma solução para as dívidas dos entes federados.

'Eu penso que dia 26 já está pré-agendada a reunião com os governadores. Já teve aval do Lula', acrescentou o ministro.

Castro afirmou que disse a Lula que o Estado pretende entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para rediscutir a dívida, mas disse que o presidente pediu que aguardasse até o dia 26, quando Haddad levaria aos demais governadores as propostas defendidas pelo Rio do Janeiro em mais uma rodada de negociação.

'Ficamos de esperar até o dia 26 e voltar a conversar se, inclusive, a ação seria uma coisa positiva, não na ideia da briga, mas na ideia da conciliação. Se talvez, em uma seara como o Supremo, pudéssemos, através de acordo judicial, fazer chegar a consensos, que às vezes na esfera administrativa não são possíveis', disse Castro em entrevista a jornalistas após a reunião.

Questionado sobre se, na reunião, foi discutido qual será o índice de correção a ser utilizado, com jornalistas levantando a possibilidade de que seja o IPCA acrescido de um percentual adicional de aproximadamente 4%, Castro respondeu que esse ponto não entrou na pauta. Ele afirmou que, diferente de outros Estados, o Rio não se baseará apenas em indexadores futuros, mas também no que está 'para trás' em relação à revisão do regime de recuperação fiscal.

Na semana passada, em discurso no Rio Grande do Sul, com a presença do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), também interessado na renegociação da dívida, Lula assegurou que seu governo está 'determinado' a sentar com os governadores para discutir as dívidas dos entes com a União para dar aos governos estaduais 'o direito de respirar'.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo, e Victor Borges, em Brasília Edição de Pedro Fonseca e Luana Maria Benedito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. haddad diz que apresentara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.