Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Haddad diz que BC tem 'janela de oportunidade' para reduzir juros

Placeholder - loading - Ministro da Fazenda, Fernando Haddad 03/04/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad 03/04/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que o Banco Central tem uma 'janela de oportunidade' para reduzir a taxa básica de juros e que essa medida será necessária para, de acordo com o ministro, destravar o mercado de capitais.

'Agora quero crer que o Banco Central tem uma janela de oportunidade que eu espero que seja aproveitada para que o Brasil possa pensar em crescimento econômico sustentável', disse Haddad a jornalistas em Xangai, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial à China.

Indagado sobre se conta com uma saída antecipada do cargo do presidente do BC, Roberto Campos Neto, alvo de críticas constantes de Lula, de aliados do presidente e de demais membros do governo, Haddad respondeu: 'Não, eu conto com a baixa dos juros'.

Ao justificar a 'janela de oportunidade' para a redução dos juros, o ministro mencionou a alta menor que a esperada na inflação anunciada nesta semana e a valorização recente do real frente ao dólar.

'Tudo está convergindo para aquilo que eu chamo de harmonizar o fiscal com o monetário. Tudo está convergindo nessa direção. Veja aí os efeitos da queda da inflação, o câmbio, o real mais valorizado, as variáveis se estabilizando, a curva de juros futuro caindo. Enfim, há sinais evidentes', disse.

'É necessário (reduzir os juros), porque o mercado de capitais está travado aguardando as medidas da autoridade monetária', acrescentou, afirmando ainda que 'sem sombra de dúvida a taxa de juros inviabiliza muitos investimentos'.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá novamente nos dias 2 e 3 de maio e a expectativa dos agentes do mercado financeiro é de que o colegiado decida pela manutenção da taxa Selic no patamar atual.

(Reportagem de Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. haddad diz que bc tem janela …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.