Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'I’m Not In Love', do 10cc: Uma canção de amor?

Relembre uma das canções mais amadas do pop rock, que liderou as paradas mundiais

Placeholder - loading - 'I’m Not In Love', do 10cc.Divulgação
'I’m Not In Love', do 10cc.Divulgação

Publicada em  

A banda 10cc lançou em maio de 1975 uma das maiores canções de amor, "I'm Not In Love". O rock, amado por todos, ficou conhecido por sua inovação composta pelos vocais feitos pelo método de gravação multitracking. A canção, que tem uma grande influência na balada de sucesso "Just The Way You Are" de Billy Joel, tornou-se um grande sucesso mundial. A banda liderou o topo das paradas em países da Europa, América e Oceania.

A inspiração da letra veio de um comentário casual da esposa de Eric Stewart para o marido. "Gloria me disse um dia: 'você parou de dizer 'eu te amo''. 'Sim, mas se eu continuar dizendo isso, não terá mais sentido'". Embora isso fosse uma brincadeira entre nós, a ideia ficou em minha mente e, quando contei a ideia para meu parceiro de composição, Graham Gouldman, de uma música que dizia 'Eu não estou apaixonado' e então comecei a dar todas as razões pelas quais o cantor estava totalmente apaixonado, ele achou ótimo", conta o músico.

Originalmente, Stewart e Gouldman acreditavam que a música seria mais animada, com uma sonoridade latina, semelhante a "The Girl From Ipanema". No entanto, no final ela se transformou em uma balada pop rock que continha elementos únicos que a tornaram uma canção marcante. Um exemplo dessa genialidade foi o acréscimo da fala da secretaria do estúdio falando "Big boys don't cry, be quiet, big boys don't cry" no meio da música.

Além da letra, o nível de cuidado e precisão tomado por toda a banda foi o que tornou a música tão especial. Durante três semanas, todos os membros - Stewart, Gouldman, Kevin Godley e Lol Creme - gravaram o famoso "ahhh" 16 vezes para cada nota da escala cromática. Assim, eles construíram um 'coro' impecável de 48 vozes. O principal desafio que a banda teve que enfrentar era como seria possível manter as notas vocais por um período de tempo infinito.

Aparelho analógico de Multitracking.Divulgação
Toque para aumentar

Assim, Creme sugeriu que eles poderiam resolver isso usando loops de fita. Stewart então criou 12 fitas para cada uma das 12 notas na escala, criando cerca de 3,6 metros de comprimento no total. Cada uma dessas fitas precisava entrar em um canal separado da mesa de mixagem. Com isso, transformou a mesa em um instrumento musical completo, com todas as notas da escala. Então, os quatro membros ‘tocaram’ juntos, criando ‘acordes’ de acordo com a melodia da música.

"O apelo da música", de acordo com Stewart, "é simples. É exatamente o que as pessoas querem dizer ao seu ente querido. Ela se tornou 'nossa música' para inúmeros casais. De alguma forma, transmite aquela onda de prazer inicial que nós quatro tivemos quando a gravamos".


Veja também:

TBT: LAS VEGAS, A FUNDAÇÃO DO POLO DO ENTRETENIMENTO

NIALL HORAN FAZ APRESENTAÇÃO DE “MELTDOWN” NO THE VOICE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. i m not in love do 10cc uma …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.