Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

IGP-M recua 0,49% em novembro e tem primeira queda mensal em quase 1 ano e meio, diz FGV

Placeholder - loading - Imagem da noticia "IGP-M recua 0,49% em novembro e tem primeira queda mensal em quase 1 ano e meio, diz FGV"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) recuou 0,49 por cento em novembro e fechou um mês com deflação pela primeira vez em quase um ano e meio diante do recuo dos preços no atacado e da pressão fraca no varejo, informou nesta quinta-feira pela Função Getulio Vargas (FGV).

Após alta de 0,89 por cento em outubro, a queda registrada neste mês ficou praticamente em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,47 por cento.

O IGP-M já havia registrado queda tanto na primeira quanto na segunda prévia de novembro, e a última vez que encerrou o mês com deflação foi em julho de 2017 (-0,72 por cento).[nL1N1XK00A]

Em novembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60 por cento do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, apresentou recuo de 0,81 por cento, contra alta de 1,11 por cento em outubro.

O IPA mostrou que os preços do grupo de Bens Intermediários teve queda de 0,55 por cento, depois de uma alta de 2,05 por cento em outubro, com destaque para o subgrupo de combustíveis e lubrificantes para a produção.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, desacelerou a alta a 0,09 por cento no mês, de 0,51 por cento em outubro.

O grupo de Transportes deu a maior contribuição para o resultado ao recuar 0,10 por cento em novembro, depois de uma alta de 1,06 por cento no mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,26 por cento em novembro, depois de subir 0,33 por cento no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

(Por Stéfani Inouye)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. igp m recua 049 em novembro e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.