Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

IGP-M sobe 0,52% em março com sinais de impacto da guerra contra o Irã no petróleo, diz FGV

IGP-M sobe 0,52% em março com sinais de impacto da guerra contra o Irã no petróleo, diz FGV

Reuters

30/03/2026

Placeholder - loading - Navio-sonda operado pela Petrobras é visto de um barco na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro 20 de maio de 2025. REUTERS/Pilar Olivares
Navio-sonda operado pela Petrobras é visto de um barco na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro 20 de maio de 2025. REUTERS/Pilar Olivares

Atualizada em  30/03/2026

SÃO PAULO, 30 Mar (Reuters) - O ​Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 0,52% em março depois de ter recuado 0,73% no mês anterior, com sinais de impacto da alta do petróleo devido ao conflito no Oriente Médio, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O dado veio em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters e o índice passou a ⁠acumular ⁠em 12 meses deflação ​de 1,83%.

O ‌Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, avançou 0,61% ⁠em março, depois de ter recuado 1,18% no mês ​anterior.

'O IPA mantém-se sob forte influência da agropecuária, ​com destaque para as contribuições de ‌bovinos, ovos, ​leite, feijão ⁠e milho, que ajudaram a impulsionar a aceleração do índice', disse Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

'O subgrupo Produtos ​Derivados do Petróleo no IPA-M apresentou inflexão relevante na margem, ao passar de -4,63% em fevereiro para 1,16% em março ... Esse movimento está associado à elevação ​da percepção de risco sobre a oferta global de petróleo, diante da intensificação do conflito envolvendo Israel, Estados Unidos e Irã, o que tem pressionado as cotações”, completou.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,30% em março, ​repetindo a taxa do mês anterior.

O Índice Nacional de Custo ‌da Construção (INCC) passou a ⁠subir no período 0,36%, de uma alta de 0,34% em fevereiro.

O IGP-M calcula os preços ao produtor, ⁠consumidor e na construção civil entre ⁠os dias 21 do ⁠mês anterior ⁠e ​20 do mês de referência.

(Por Camila MoreiraEdição de Tatiana Ramil)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.