Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Importância das hortaliças para a saúde

As substâncias contidas em verduras e legumes ajudam a proteger o organismo de doenças crônicas não transmissíveis

Placeholder - loading - As hortaliça são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Crédito da imagem: iStock
As hortaliça são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Você sabia que para manter uma alimentação balanceada e uma vida saudável é necessário ingerir hortaliças todos os dias?

Legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias, como os fitoquímicos - antioxidantes que conferem cor aos alimentos. Esses elementos ajudam a proteger o organismo de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão.

Além disso, os vegetais também ajudam a manter a saciedade, auxiliando no funcionamento do intestino e na manutenção do peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas devam ingerir 400 gramas de hortaliças por dia. No entanto, especialistas afirmam que cerca de 60% dos brasileiros não seguem a recomendação e não possuem o hábito de comer verduras e legumes.

Leia também: Alimentos que ajudam a curar gripe

É na infância em que a ingestão de hortaliças é mais necessária. Dessa forma a criança vai criando o hábito até a fase adulta. Nutricionistas afirmam que para o cuidado com a saúde, é importante ingerir o máximo possível de vegetais crus, com casca, preservando assim, todos os nutrientes.

Outra dica muito importante é a higiene e os cuidados com o manuseio dos alimentos crus. Verduras, frutas e legumes devem ser lavados em água corrente e, escovados para retirar terra e resíduos. Após a lavagem, o alimento deve ficar de molho em uma mistura de água e hipoclorito de sódio.

Leia também: Especialistas recomendam melhor forma de lavar frutas e verduras

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. importancia das hortalicas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.