Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Índia e Paquistão acertam fim de combate na fronteira em comunicado conjunto raro

Placeholder - loading - Soldados indianos patrulham área da Linha de Controle na Caxemira, região de fronteira com o Paquistão 08/08/2013 REUTERS/Mukesh Gupta
Soldados indianos patrulham área da Linha de Controle na Caxemira, região de fronteira com o Paquistão 08/08/2013 REUTERS/Mukesh Gupta

Publicada em  

Por Devjyot Ghoshal

NOVA DÉLHI (Reuters) - Os militares da Índia e do Paquistão disseram nesta quinta-feira, em comunicado conjunto raro, que concordaram em observar um cessar-fogo ao longo da fronteira disputada da Caxemira, onde trocaram tiros centenas de vezes nos últimos meses.

Os vizinhos detentores de armas nucleares assinaram um acordo de cessar-fogo na Linha de Controle (LoC) na região da Caxemira em 2003, mas a trégua se fragilizou em anos recentes, e é crescente o número de baixas entre moradores de vilarejos que vivem perto da fronteira de fato.

'Os dois lados concordaram com a observância rígida de todos os acordos, entendimentos e cessação de fogo ao longo da Linha de Controle e todos os outros setores a partir da meia-noite de 24/25 de fevereiro de 2021', disse o comunicado conjunto.

A retomada da trégua foi acertada pelos diretores-gerais de operações militares dos dois Exércitos.

'No interesse de se alcançar uma paz mutuamente benéfica e sustentável ao longo das fronteiras, os dois DGsMO concordaram em abordar os problemas e preocupações centrais um do outro, que têm propensão para perturbar a paz e levar à violência', ainda disse o comunicado.

Houve um aumento considerável de violações do cessar-fogo a partir de 2014, o que causou quase 300 fatalidades civis, disse uma fonte dos militares do Paquistão.

'Neste ano, só em dois meses, houve 253 violações do cessar-fogo, nas quais oito civis ficaram feridos', disse a fonte.

Desde o início do ano, a Índia contou 591 violações do Paquistão.

(Reportagem adicional de Gibran Naiyyar Peshimam em Islamabad)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. india e paquistao acertam fim …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.