Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Inflação ao consumidor no Japão atinge novo recorde de 40 anos

Placeholder - loading - Distrito comercial em Tóquio 20/05/2022. REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Distrito comercial em Tóquio 20/05/2022. REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Publicada em  

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O núcleo da inflação ao consumidor do Japão atingiu novo recorde em quatro décadas uma vez que as empresas continuavam a repassar os custos crescentes para as famílias, um sinal de que o aumento dos preços está se disseminando e pode manter o banco central sob pressão para diminuir o estímulo.

Meses antes da inesperada mudança divulgada ma terça-feira, as autoridades Banco do Japão haviam discutido o impacto potencial nos mercados de uma futura saída de taxas de juros ultrabaixas, de acordo com a ata da reunião de outubro divulgada nesta sexta-feira.

Embora muitos varejistas planejem novos aumentos para produtos alimentícios no próximo ano, as perspectivas de inflação e o momento de quaisquer novos ajustes de política monetária pelo banco central são afetados pelo risco de recessão global e incerteza sobre o ritmo de aumentos salariais, dizem analistas.

'O obstáculo para a normalização da política monetária não é baixo. A economia global pode piorar no primeiro semestre do próximo ano, tornando difícil para o Banco do Japão tomar medidas que possam ser interpretadas como aperto monetário', disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão, que exclui alimentos frescos voláteis mas inclui os custos de energia, subiu 3,7% em novembro em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, em linha com as previsões do mercado e após avanço de 3,6% em outubro.

Foi o maior aumento desde um salto de 4,0% observado em dezembro de 1981, quando a inflação ainda era alta devido ao impacto do choque de petróleo de 1979 e de uma economia em expansão.

Além das contas de serviços públicos, os preços subiram para uma ampla gama de produtos, desde frango frito a smartphones a aparelhos de ar condicionado, em sinal de crescente pressão inflacionária.

Muitos analistas projetam que o núcleo da inflação consumidor irá desacelerar para perto da meta de 2% do Banco do Japão no próximo ano, uma vez que o efeito de base dos picos de preços de combustível do passado irão se dissipar e com o impacto dos subsídios governamentais para conter os preços da eletricidade tendo efeito a partir de fevereiro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. inflacao ao consumidor no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.