Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC pode repetir intervenções amanhã se vir novos gaps de liquidez, diz Campos Neto

Placeholder - loading - Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de evento em São Paulo 08/08/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de evento em São Paulo 08/08/2019 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária poderá repetir na quarta-feira intervenções cambiais que fez ao longo da sessão desta terça se observar novos gaps de liquidez no mercado.

Em evento promovido pelo jornal Correio Braziliense, Campos Neto reforçou que o câmbio é flutuante e o BC age apenas em caso de problemas de liquidez ou para atenuar movimentos que estão fora do padrão normal.

'Se amanhã nós entendermos que de novo existe um movimento disfuncional e que o câmbio brasileiro está destoando de outros países... com gap de liquidez nós vamos voltar a fazer intervenção como fizemos hoje', disse.

O dólar até desacelerou a alta depois de dois leilões extraordinários promovidos pelo BC no mercado à vista, mas ainda assim fechou com folga em nova máxima recorde nesta terça-feira, depois de ao longo do pregão disparar a quase 4,28 reais e cravar novo pico histórico também para o intradia.

Campos Neto disse que tem lido que suas declarações têm gerado controvérsia, mas defendeu que o BC 'tem dito a mesma coisa sempre', seguindo o princípio da separação entre política monetária e cambial.

A visão é de que os juros são utilizados para política monetária, repetiu Campos Neto. O câmbio é flutuante e as medidas macroprudenciais são para garantir a solidez do sistema financeiro, frisou.

'É importante entender que nós acreditamos no princípio da separação. Isso significa que as intervenções não fazem com que o movimento de longo prazo seja revertido, a intervenção não tem capacidade de fazer com que o câmbio mude uma tendência natural que é feita por variáveis macroeconômicas, e sim atenua movimento', complementou.

(Por Marcela Ayres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. intervencoes do bc foram por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.