Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã diz que é improvável que doutrina nuclear mude e que Estreito de Ormuz precisa de novo protocolo

Irã diz que é improvável que doutrina nuclear mude e que Estreito de Ormuz precisa de novo protocolo

Reuters

18/03/2026

Placeholder - loading - Chanceler iraniano Abbas Araqhchi em Istambul  22/6/2025   REUTERS/Umit Bektas
Chanceler iraniano Abbas Araqhchi em Istambul 22/6/2025 REUTERS/Umit Bektas

DUBAI, 18 Mar (Reuters) - A posição do Irã ​contra o desenvolvimento de armas nucleares não mudará significativamente, disse o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, à Al Jazeera, em comentários transmitidos pela mídia iraniana na quarta-feira, alertando que o novo líder supremo ainda não expressou publicamente sua opinião sobre o assunto.

O ex-líder supremo Ali Khamenei, que foi morto no início da guerra dos EUA e Israel contra o Irã, se opôs ao desenvolvimento de armas de destruição em massa em uma fatwa, ou decreto religioso, ⁠emitido ⁠no início dos anos 2000.

Países ocidentais, ​incluindo ‌EUA e Israel, há anos acusam Teerã de buscar armas nucleares, enquanto as autoridades iranianas afirmam que seu programa nuclear é apenas para fins civis.

Araqchi disse que as fatwas dependem do jurista islâmico que ⁠as emite e acrescentou que ainda não estava em posição ​de julgar as opiniões jurisprudenciais ou políticas de Mojtaba Khamenei, o novo ​líder supremo do Irã.

O ministro das Relações ‌Exteriores do Irã ​afirmou acreditar ⁠que, após o fim da guerra, os países que fazem fronteira com o Golfo devem elaborar um novo protocolo para o Estreito de Ormuz, a fim ​de garantir que a passagem segura pela estreita via navegável seja realizada sob certas condições alinhadas aos interesses iranianos e regionais.

O Irã fechou a importante rota energética, por onde passa um quinto do petróleo e do ​gás liquefeito do mundo, afirmando que 'não permitirá que nem um litro de petróleo' chegue aos Estados Unidos, Israel e seus parceiros.

Na terça-feira, o presidente do Parlamento do Irã disse que a situação do Estreito de Ormuz não voltará às condições anteriores à guerra.

Os EUA têm procurado formar uma coalizão naval para escoltar as embarcações que navegam pelo estreito, com a maioria dos aliados ​da Otan dizendo que não querem se envolver em operações militares contra o ‌Irã.

A França, membro da Otan, disse ⁠que só consideraria uma coalizão internacional conjunta para garantir a passagem pelo estreito após um cessar-fogo e negociações prévias com Teerã.

Araqchi disse que o ⁠fim da guerra só seria concebível se o ⁠conflito terminasse permanentemente em toda a ⁠região e o ⁠Irã ​recebesse uma compensação pelos danos sofridos.

(Reportagem da Redação de Dubai e Jana Choukeir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.